Pode partir o bolo quente?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno.

Resfriar o bolo na geladeira é o método mais rápido, mas você também pode deixá-lo na bancada ou no forno. É possível ainda passar o bolo para uma grade, deixá-lo esfriar na forma ou até de cabeça para baixo.

Em dias muito quentes, esse tempo deve ser de no máximo uma hora. A maioria dos micro-organismos, inclusive os patogênicos (que causam mal à saúde), se proliferam na faixa da temperatura ambiente. Por isso, não se preocupe, colocar a comida ainda quente na geladeira não vai estragar o rango.

Outra opção comum é cortar o bolo logo após o jantar ou almoço, dependendo do horário em que é feita a festa, e servi-lo como sobremesa. Isso segue uma lógica comum da refeição e também é um momento fácil de atrair a atenção e reunir familiares e amigos.

Faça um corte de mais ou menos 3 dedos, a partir da lateral (assim como na foto). Um bolo médio você conseguirá fazer até 2 cortes para conseguir porções satisfatórias. Em seguida, basta fazer os cortes quadrados em cada camada.

O ideal é fazer o processo e colocar a fôrma na geladeira por 10 minutos. Isso fará com que a manteiga demore mais para derreter no forno, dando tempo do bolo cozinhar mais antes de entrar em contato com o alumínio. Acredite, cada detalhe facilita o momento de desenformar.

Segundo a mãe, o corte deveria ser de baixo para cima, para a “vida subir”, mas Julia não se importa com a superstição e afirma: “Deixa que minha vida desce, para que fazer isso?”.

Mas, as laterais, melhor não untar. O bolo gosta de escalar a forma e conforme ele vai crescendo, vai grudando cada vez mais nas paredes laterais da forma. Nisso, ele trava, fazendo com que não aconteça aquele efeito do bolo sair do forno e dar aquela leve baixada por igual.

verbo transitivo direto Tirar da fôrma, do molde: desenformar um bolo. Retirar o formato de; desmoldar: desenformar um quadro. Etimologia (origem da palavra desenformar). Des + enformar.

Excesso de fermento ou de açúcar faz com que o bolo fique solado. Na culinária, e principalmente na confeitaria, menos é mais! E o excesso pode prejudicar o resultado da sua massa. Por isso, ao utilizar mais açúcar e/ou fermento em excesso, o bolo fica solado.

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

Espere a temperatura ideal
Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma.

12 horas

suficiente ainda preciso de no mínimo 12 horas na geladeira antes de sair por um transporte bem efetivo fora que a gente um bolo de 12 horas é muito mais saboroso que eu gosto de duas horas né e ele fica ali apurando todos os sabores dele. dentro da geladeira.

Se o casamento começa de manhã, podem cortar o bolo ao fim da tarde, antes de começar o baile. Se começar à tarde, pode ser cortado à noite, envolto em velas, sparkles e foguetes. A regra diz que este deve ser cortado e servido depois da refeição principal, seja ela almoço ou jantar.