Pode parar de amamentar e depois voltar?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

É possível voltar a amamentar depois de ter parado? Sim, é completamente possível! O processo de relactação é mais comum do que parece e, geralmente, não implica técnicas invasivas ou químicas.

Parar de amamentar de uma vez pode trazer risco de ingurgitamento, obstrução dos ductos ou mastite, além de ser uma mudança muito brusca para o sistema digestório e imunológico do bebê. Também pode ser emocionalmente difícil para ambos.

O melhor remédio para retornar a produção do leite é manter o estímulo, ou seja, a sucção do bebê. Junto a isso é importante a mulher manter dieta balanceada e hidratação. Existem medicamentos que podem auxiliar essa amamentação, porem devem ser prescritos após a consulta e os exames.

Secar o Leite Materno Naturalmente. Existem algumas técnicas caseiras pouco conhecidas para secar o leite materno sem muito trabalho, porém é importante dizer que pode levar alguns dias e provocar sintomas como seios pesados e até mesmo doloridos.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

A primeira coisa: alterar as posições de mamada, para que o bebê consiga drenar todos os quadrantes mamários. Outra ideia é fazer compressas mornas e massagem antes da mamada para ajudar a liberar esse duto antes de o bebê mamar. “Mais uma coisa que funciona muito bem é amamentar na posição quatro apoios.

É possível voltar a amamentar mesmo depois de algum tempo sem produzir leite? A resposta é: SIM, é possível!

Realizar o desmame de forma abrupta não te fará bem, pelo ingurgitamento, dor e até infecção, e também não fará bem ao seu bebê, que sentirá a mudança. Caso esse processo seja feito muito rapidamente, a criança pode sentir e refletir isso em seu comportamento, com ansiedade, raiva, despertares.

Fique tranquila porque isso é normal e, como os mamilos são considerados órgãos secretores, é natural que isso aconteça com muitas mulheres depois da amamentação ou até algum tempo depois, sem que percebam.

“Geralmente, a apojadura acontece até cinco dias após o parto – o que pode variar em função da quantidade de estímulo que a mama recebeu. A mãe que amamenta em livre demanda tende a acelerar a descida do leite, isto é, a apojadura acontece logo e é rápida”, apontou Maíra Domingues.

O empedramento do leite materno
Tecnicamente chamado de ingurgitamento mamário, o leite empedrado acontece por retenção e acúmulo de leite nos alvéolos da mama. Algumas mulheres podem produzir muito leite, fatalmente prejudicando o bebê durante as mamadas.

Uma boa dica que se recebe na maternidade é o uso de Plasil (para náuseas e tonturas) ele pode ajudar também na hora inicial do leite descer e sempre lembrando da prescrição médica.

Entenda por que o leite seca
A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua. Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada!

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

POR Erica Quaresma
Quando o bebé está a chorar, o instinto das mães é o de o pegarem ao colo, aninhá-lo junto ao seu peito para o acalmar. De acordo com uma nova pesquisa, este é um instinto maternal que existe há séculos e que continua em uso devido aos resultados positivos que traz – o bebé fica mais calminho.