Pode pagar o boleto do Fies atrasado?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Quando isso ocorre, o que fazer com um boleto do FIES atrasado? Basicamente, é importante quitar a dívida quanto antes e acessar o site da instituição financeira que fez o financiamento, para que seja possível gerar uma segunda via com valor atualizado e pagar o boleto.

Após assinado o contrato do refinanciamento do Fies, o atraso no pagamento das parcelas provocará cobrança de juros sobre o valor da parcela em atraso e multa de 2% sobre o total das parcelas restantes.

Após ficar 5 anos sem pagar pelo financiamento estudantil, a pessoa inadimplente continuará com seu nome no Serasa, podendo até mesmo ter seus bens apreendidos e bloqueados para saldar a dívida. Isso acontece porquê o estudante tem três vezes o tempo do seu curso para pagar o Fies.

Além disso, o fiador que foi apresentado na contratação tem nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na Serasa. Ele também sofre as penalidades de qualquer outro tipo de devedor: o chamado “nome sujo”. Porém, não se desespere, pois há possibilidade de parcelamento antes de chegar a esse caos.

Para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2010 a taxa de juros é de 3,4% para todos os contratos. Para os contratos firmados a partir do segundo semestre de 2015 a taxa de juros é de 6,5% para todos os contratos.

Na dívida do FIES, porém, o processo é diferente: após cinco anos de débito pendente, o nome do inadimplente continuará negativado e ele ainda corre o risco de ter bens apreendidos e bloqueados para saldar seu débito com o Governo Federal.

Prazos. O prazo total para quitar a dívida é de, no máximo, 14 anos, contados a partir da data de formatura. Vale ressaltar que o valor da parcela do FIES é restrita a 10% da renda mensal do estudante.

Um dos métodos mais comuns para quitar o saldo devedor do FIES antecipado em 2023 é a procura por empréstimos pessoais, mas, para isso, o estudante precisa ter um perfil financeiro bem estruturado e não correr o risco de não conseguir pagar o empréstimo.

O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas. A partir disso, a pessoa deve receber uma notificação extrajudicial para que quite toda a dívida ou faça uma negociação com o seu banco em até 15 dias.

Como gerar a segunda via do boleto Fies?

  1. Acesse o site do Fies Caixa;
  2. Informe seu CPF e data de nascimento;
  3. Preencha o campo “Código Verificador” e depois clique em “Iniciar operação”;
  4. Clique em “boletos em aberto”, e prontinho, só imprimir o boleto Fies;

Como solicitar o perdão da dívida do Fies?

  1. Ter contratado o FIES até 31/12/2017.
  2. Estar inadimplente há mais de 90 dias no dia 30/12/2021.
  3. Estar com o contrato na fase de amortização.

No momento em que você está com o “nome sujo”, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.

É plenamente possível a penhora dos valores decorrentes da recompra dos títulos do tesouro pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pois tais verbas se incorporam ao patrimônio jurídico da instituição, que poderá fazer com elas o que bem entender, sem obrigações legalmente vinculadas.

O saldo devedor do estudante aumenta por conta das taxas de juros do financiamento.

Para isso, basta:

  1. Acessar o site oficial do Portal Sifesweb;
  2. Inserir o seu CPF e senha;
  3. Caso não tenha conta, basta ir em cadastre-se;
  4. Na aba superior do site, basta ir em “Contrato FIES”;
  5. Depois selecione “Contrato”.
  6. Agora você consegue conferir seu saldo devedor FIES Caixa.