Pode operar com cárie?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Se você precisa extrair um ou mais dentes, é aconselhável adiar sua cirurgia até que se resolva esse problema. O mesmo vale para outros tipos de tratamentos como canal ou até colocação de uma coroa para proteção de um implante dentário.

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

Quando existem cáries muito profundas ou infecções graves, que podem comprometer a saúde, também é necessária a retirada do dente.

É importante que o paciente comece a se preparar para a cirurgia desde cedo. Consumindo alimentos pobres em gordura saturada e evitando alimentos ricos em açúcar refinado ou industrializados. Na lista de alimentos que devem ser evitados estão fast-food, biscoitos de chocolate, refrigerantes, frituras e carnes gordas.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro
A bebida e o cigarro prejudicam a circulação e a oxigenação sanguínea. Isso pode prejudicar a cicatrização e causar problemas para o seu pós-operatório. Por isso, o ideal é não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas cerca de duas semanas antes da cirurgia.

"Mesmo cariado, o dente siso pode ser extraído, pois o importante no procedimento é anular a infecção localizada no elemento dentário e prevenir um processo pior", garante. Mas existe uma forma melhor de tratar este problema que é evitando o aparecimento da lesão cariosa.

Entre em contato com o seu dentista e solicite um atendimento de emergência. Nesse tipo de situação é importante contar com o suporte de profissionais que realizam esse tipo de atendimento.

Coroa dentária - tipo coroa de zirconia, coroa Emax, coroa de cerâmica, coroa de porcelana As coroas podem ser úteis para cobrir toda a parte afetada. Eles são uma solução conveniente para dentes quebrados. Eles são mais grossos do que facetas dentais e restauram a forma e a aparência do dente.

Não é possível tirar a cárie do dente com um método caseiro. A cárie dental é um problema que causa danos à estrutura do dente e que deve ser tratado com restaurações e limpezas realizadas por dentistas.

Todos temos a presença natural de micro-organismos na boca — é a chamada microbiota normal. O aumento descontrolado dessa colônia de bactérias provoca a cárie. E esse desequilíbrio da microbiota pode ocorrer por muitos fatores, desde má alimentação e higiene insuficiente até contágio entre pessoas próximas.

Buracos nos dentes
Com a presença das cáries em um ou mais dentes, é natural que orifícios ou pequenos furos se formem na região cariada, tornando as lesões visíveis e perceptíveis ao toque. Em casos mais graves, a infecção pode causar um abscesso, atingindo gengiva e osso.

Quando o dente está inflamado, é comum ter mais dificuldade para “pegar a anestesia”. Isso ocorre porque quando nós temos uma inflamação, essa área inflamada tende a ficar mais ácida, o que pode “neutralizar” a ação do anestésico local.

Quando a cárie não é tratada, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. As bactérias se proliferam cada vez mais e as agressões para o esmalte dentário se intensificam, podendo causar uma perda significativa da estrutura do dente ou do próprio elemento dentário.

O paciente não deve ir de cabelo molhado pelo fato de a água pura possuir uma baixa quantidade de íons, ela não apresenta condução de eletricidade, funcionando como um isolante.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

A resposta é sim. No entanto, uma recomendação necessária é que se você tem essa dúvida e precisa esclarecer alguns pontos em relação a cirurgia plástica e menstruação, procure seu médico de confiança e fale bastante sobre o assunto com seu cirurgião.

Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana). Se houver necessidade, o corte dos pelos será feito pela equipe de enfermagem, antes da cirurgia, somente no local indicado pelo médico.

Dr.
No pré-operatório: o ideal é a paciente não trocar o tipo de depilação que ela está acostumada a fazer, se depilar com cera mantenha a cera, se depilar com gilete mantenha o uso dela. Geralmente a depilação com cera dura mais tempo então a paciente pode fazer uma semana antes da cirurgia sem nenhum problema.

O tratamento para a cárie profunda, em geral, é o tratamento do canal, com a remoção da polpa do dente. Em estágios iniciais, a restauração do dente com aplicação de resina composta é o caminho mais indicado. O caso deve ser analisado de forma particular e de modo a obter um resultado mais adequado.

O que é uma cárie profunda
Esses micro-organismos se alimentam dos restos aderidos ao esmalte e, nesse processo, liberam ácidos que provocam a desmineralização dele. Consequentemente, sua estrutura é lesionada e aos poucos se corrói.

A cárie dói quando atinge níveis profundos e graus avançados da patologia. Nesses casos, a lesão chega próxima dos nervos dos dentes e a dor pode variar de leve a insuportável.