Pode ocorrer ou podem ocorrer?
O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.
Pode haver informações ou podem haver informações?
'Pode haver' ou 'Podem haver'?
A primeira forma é a correta.
Quando usar pode ou podem?
Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”. “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”
Pode ver ou podem ver?
As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.
Quais são os verbos que não vão para o plural?
Os verbos impessoais são aqueles que não admitem sujeito e, portanto, são flexionados na 3ª pessoa do singular. No sentido de existir ou na idéia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal.
Qual é o correto Faz dois anos ou fazem dois anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Como ocorre a concordância do verbo haver?
Utiliza-se "haver" sempre na terceira pessoa do singular quando ele tem o mesmo sentido de "existir". Exemplo: "Há dois convites sobre a minha mesa" e "Existem dois convites sobre a minha mesa" são frases equivalentes.
Como fazer para não errar questões de concordância verbal?
Dicas para não errar mais a concordância
- Fique de olho no sujeito. Encontrar o sujeito na frase ajuda muito a escrever de modo correto, inclusive possibilita escrever na ordem direta: sujeito + verbo + objeto. ...
- Cuidado com o verbo SER. ...
- Concorde com o núcleo do sujeito. ...
- Verbo HAVER com valor existencial. ...
- Partícula SE.
Quais são os exemplos de concordância verbal?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Pode no plural?
podem - Dicionário Online Priberam de Português.
Pode ser ou pode serem?
A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão: Ser: verbo no infinitivo impessoal. Serem: verbo “ser” na terceira pessoa do plural do infinitivo.
Pode ter havido é correto?
Sim, o termo "ter havido" está correto. A forma verbal "havido" se trata da conjugação verbal de "haver" no seu particípio passado. Veja outros exemplos de seu uso: Meus pais disseram que pode ter havido confusão no show que eu não fui.
Como conjugar o verbo posso?
Indicativo
- Presente. euposso. tupodes. elepode. nóspodemos. ...
- Pretérito Imperfeito. eupodia. tupodias. elepodia. nóspodíamos. ...
- Pretérito Perfeito. eupude. tupudeste. elepôde. ...
- Pretérito Mais-que-perfeito. eupudera. tupuderas. elepudera. ...
- Futuro do Presente. eupoderei. tupoderás. elepoderá ...
- Futuro do Pretérito. eupoderia. tupoderias. elepoderia.
Qual é o infinitivo do verbo pode?
A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo. Já a forma verbal “puder” é o verbo conjugado no tempo futuro do modo subjuntivo.