Pode ocorrer ou podem ocorrer?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

'Pode haver' ou 'Podem haver'?
A primeira forma é a correta.

Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”. “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

Os verbos impessoais são aqueles que não admitem sujeito e, portanto, são flexionados na 3ª pessoa do singular. No sentido de existir ou na idéia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Utiliza-se "haver" sempre na terceira pessoa do singular quando ele tem o mesmo sentido de "existir". Exemplo: "Há dois convites sobre a minha mesa" e "Existem dois convites sobre a minha mesa" são frases equivalentes.

Dicas para não errar mais a concordância

  1. Fique de olho no sujeito. Encontrar o sujeito na frase ajuda muito a escrever de modo correto, inclusive possibilita escrever na ordem direta: sujeito + verbo + objeto. ...
  2. Cuidado com o verbo SER. ...
  3. Concorde com o núcleo do sujeito. ...
  4. Verbo HAVER com valor existencial. ...
  5. Partícula SE.

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

podem - Dicionário Online Priberam de Português.

A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão: Ser: verbo no infinitivo impessoal. Serem: verbo “ser” na terceira pessoa do plural do infinitivo.

Sim, o termo "ter havido" está correto. A forma verbal "havido" se trata da conjugação verbal de "haver" no seu particípio passado. Veja outros exemplos de seu uso: Meus pais disseram que pode ter havido confusão no show que eu não fui.

Indicativo

  • Presente. euposso. tupodes. elepode. nóspodemos. ...
  • Pretérito Imperfeito. eupodia. tupodias. elepodia. nóspodíamos. ...
  • Pretérito Perfeito. eupude. tupudeste. elepôde. ...
  • Pretérito Mais-que-perfeito. eupudera. tupuderas. elepudera. ...
  • Futuro do Presente. eupoderei. tupoderás. elepoderá ...
  • Futuro do Pretérito. eupoderia. tupoderias. elepoderia.

A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo. Já a forma verbal “puder” é o verbo conjugado no tempo futuro do modo subjuntivo.