Pode no pretérito perfeito do indicativo?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito.

Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei. Possui conjugações iguais ao verbo ir no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Conjugação do verbo amar no pretérito mais-que-perfeito: eu amara/ tu amaras/ ele amara/ nos amáramos/ vós amáreis/ eles amaram.

O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.

Posso é a conjugação na 1. ª pessoa do singular do verbo poder no presente do indicativo. Enquanto poço é um substantivo que se refere a um buraco, geralmente cilíndrico, cavado no chão ou ainda o ponto mais fundo de um rio, ou lago. Por exemplo: “eu posso cavar um poço no sítio”.

A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Pretérito perfeito: refere-se a um fato passado e concluído. Exemplo: “Contei tudo para a sua irmã.” Pretérito mais-que-perfeito: exprime um fato passado em relação a outra ação passada.

O pretérito perfeito situa a ação verbal no passado, sendo considerada, na forma simples, uma ação concluída ou, na forma composta, uma ação que se repete até o presente. O pretérito perfeito é um dos tempos verbais situados no tempo passado.

Indicativo

  1. Presente. euvendo. tuvendes. elevende. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euvendia. tuvendias. elevendia. ...
  3. Pretérito Perfeito. euvendi. tuvendeste. elevendeu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euvendera. tuvenderas. elevendera. ...
  5. Futuro do Presente. euvenderei. tuvenderás. elevenderá ...
  6. Futuro do Pretérito. euvenderia. tuvenderias. elevenderia.

Indicativo

  1. Presente. euamo. tuamas. eleama. nósamamos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euamava. tuamavas. eleamava. nósamávamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. euamei. tuamaste. eleamou. nósamamos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euamara. tuamaras. eleamara. ...
  5. Futuro do Presente. euamarei. tuamarás. eleamará ...
  6. Futuro do Pretérito. euamaria. tuamarias. eleamaria.