Pode nevar no deserto?

Perguntado por: uferrari . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Embora as temperaturas variem muito no maior deserto, episódios com neve e geada são raros. As únicas outras incidências registradas de neve em Ain Sefra foram 1979, 2017, 2018 e em 2021. O frio intenso chegou ainda ao Líbano e à Arábia Saudita, onde também ocorreu preciptação de neve nos últimos dias.

Segundo a BBC, o fenómeno ocorreu três vezes nos últimos cinco anos, em 2021, 2018 e 2017. Antes disso, a única vez que foi relatada a presença de neve na região foi em 1979.

O fenômeno foi causado por uma onda polar que trouxe condições favoráveis à formação de neve em pleno deserto. O Saara está localizado ao norte do continente africano.

A queda das temperaturas fez com que nevasse na região argelina de Ain Sefra pela quarta vez em 42 anos. As outras três vezes foram em 1979, 2017 e 2018, explica o jornal espanhol El Confidencial.

Clima e temperatura do deserto do Saara
Ele apresenta elevada amplitude térmica, uma vez que ocorre diversas variações de temperaturas. Assim, durante o dia as temperaturas podem atingir os 50 °C enquanto à noite podem chegar a -10 °C.

A temperatura do deserto à noite pode cair até 42 graus Celsius. E, se você estiver fazendo uma viagem de um dia para o Deserto do Saara, no Norte da África, vai precisar levar água, protetor solar e um saco de dormir para passar à noite. Isso porque as temperaturas despencam no Saara assim que o sol se põe.

É que a falta de umidade do ar dificulta a conservação do calor emitido durante o dia, por isso as noites ficam mais frias.

O deserto antártico é um deserto polar. Com 14.2 milhões de km², é o maior deserto do mundo. Diferentemente da maioria dos desertos, ele cobre a região inteira de um continente.

Deserto Antártico
A temperatura mais baixa já registrada foi na Antártica, na Estação Vostok, em 1983, de -89,2°C.

Durante o dia, as temperaturas são superiores a 35°C, podendo chegar a mais de 50°C a depender dos fatores climáticos. À noite, essas temperaturas podem alcançar números negativos.

Além disso, a areia só absorve calor numa camada muito fina, o que faz o solo se resfriar em bem pouco tempo. É assim que, com o cair da noite, sem nenhuma reserva de calor, a temperatura pode desabar de tórridos 40 graus para siberianos 10 negativos.

Imagens feitas no deserto do Saara, no norte da África, registraram um fenômeno raro: gelo e neve no local.

A Islândia é um país de extremo frio, com gelo para todos os cantos. Pelas regiões inferiores, a temperatura é conhecida na média, por não ultrapassar para cima a marca de 0°C. Nas regiões superiores a temperatura é corriqueira de mais frio que menos 10°C. Pelo período de um ano, a queda é em torno de menos 40°C.

Os desertos, em geral, recebem pouquíssima chuva durante o ano — uma média de 250 milímetros anualmente. Para efeitos de comparação, as florestas tropicais recebem mais de 2.000 milímetros de chuva por ano, ou seja, as regiões desérticas recebem cerca de 10% do total das regiões tropicais.

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

Saara

Considerado o maior deserto quente do mundo, o Saara encontra-se em expansão. Cresceu cerca de 10% no último século e hoje ocupa uma área de quase 7,4 milhões de quilômetros quadrados (km2), um pouco menor que a do Brasil.

Confira, a seguir, uma lista com os cinco principais desertos do mundo, com algumas de suas principais características.

  • 5º – Deserto do Kalahari (930.000 km²)
  • Deserto de Gobi (1.125.000 km²)
  • Deserto da Arábia (1.300.000 km²)
  • Deserto do Saara (9.000.000 km²)
  • 1º Antártida (14.000.000 km²)

Os demais estados, incluindo todo o Norte, Nordeste e grande parte do Centro-Oeste possuem climas tropicais ou semiáridos e baixas latitudes e altitudes, tornando a neve (virtualmente) impossível.

As chuvas praticamente inexistem no deserto do Saara, e isso se dá principalmente pelo fato de que há muita pouca umidade do ar. A falta de umidade do ar, por sua vez, se dá por conta de que praticamente não há qualquer tipo de vegetação presente na região. Além disso, não se pode observar a presença de água.

Continuar lendo Pode nevar na Bahia?