Pode negar vender cigarro no cartão?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Vale ressaltar que a não obrigatoriedade de aceitar o pagamento da compra do cigarro por meio de cartão, pode acontecer apenas se o estabelecimento não operar com cartão de forma alguma, ou seja: para nenhum produto.

A negativa do estabelecimento comercial em promover a compra de cigarros por meio de cartão de débito e/ou de crédito é considerada prática abusiva, que infringe as normas vigentes insculpidas no Código de Defesa do Consumidor, conforme preceitua o artigo 51, XII.

Pode ser algo tão simples como dizer: “Não, obrigado, eu não fumo.” Quanto mais o adolescente pratica esta recusa básica, maior a probalidade de dizer não no momento da verdade.

O Congresso Nacional decreta:
1º Fica proibida a cobrança de taxa de administração a ser paga pelos comerciantes às administradoras de cartão, quando da utilização dos cartões de crédito e débito para o pagamento de compras à vista. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

A pergunta que deu origem a esse texto é quem paga a taxa da máquina de cartão, e a resposta é: normalmente, o vendedor. Afinal, é o custo de fazer negócios: precisa ser incluído na sua contabilidade e, principalmente, na sua precificação.

Assim, a diferenciação de preços pelo pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de crédito e de débito era considerada prática abusiva. No entanto, em 2017 foi sancionada a Lei Federal 13.455/2017, permitindo a diferenciação de preço conforme a modalidade de pagamento.

A recusa em receber pagamento em dinheiro na moeda corrente do país pode gerar multa para o estabelecimento ou prestador de serviço, de acordo com o artigo 43 da Lei das Contravenções Penais.

Os aplicativos de entrega iFood, Rappi e James vendem cigarros, cigarros eletrônicos e produtos derivados de tabaco de forma ilegal, segundo relatório inédito feito pela ACT Promoção da Saúde, ONG voltada ao controle do tabagismo e de doenças crônicas.

Os comerciantes querem uma margem de 12% de lucro junto às empresas que produzem cigarros. O cigarro está entre os produtos com mais imposto no país. A carga tributária atual é de cerca de 80%.

Posso transportar cigarros e isqueiro? É totalmente proibido fumar no avião e, no aeroporto, apenas pode fumar nas áreas assinaladas para o efeito. Contudo, o tabaco pode ser transportado na bagagem de mão. No controlo de segurança, isqueiro ou cigarro eletrónico deverão ser incluídos na bagagem de mão.

Para detectar a presença e/ou medir a quantidade de nicotina ou cotinina no sangue, urina, saliva ou, algumas vezes, nos cabelos. Para verificar se o indivíduo usa tabaco ou esteve exposto passivamente ao fumo. Pode ser realizado para avaliar intoxicação aguda por nicotina.

Lei nº 12.546 (14 de dezembro de 2011)
Altera a Lei n.º 9.294/1996, proibindo o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público, em todo país.

Consumidor não pode ser cobrado por compras contestadas em cartão que ainda não tiveram solução. Recentemente, a Lei 14.871/2021, inseriu no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que foi promulgado há 32 anos, medidas importantes para evitar e solucionar o problema do superendividamento.

O que significa o erro 05 do cartão de crédito? O erro 05 do cartão de crédito significa cartão não autorizado por motivos de falta de limite, de saldo ou suspeita de fraude.

O código Erro 51 geralmente aparece quando a instituição financeira emissora do cartão não autoriza a compra por algum motivo. As causas mais comuns para esse problema acontecer são limite do cartão excedido ou quando a transação é caracterizada como suspeita.

Apesar de alguns estabelecimentos ainda exigirem um valor mínimo para aceitarem o pagamento mediante cartão – seja de crédito ou débito – a conduta é proibida por lei.

No entanto, a partir da publicação da Lei 13.455/2017, foi autorizado, de forma definitiva, que os estabelecimentos comerciais praticassem preços diferentes em função da forma de pagamento escolhida pelo consumidor e do prazo de pagamento.

Produto não ter o preço, está errado, é considerado crime contra o consumidor, mas não dá o direito ao consumidor de levar gratuitamente, tampouco pelo preço do produto similar ao lado! Artigo 6º, inciso III e 66 do Código de Defesa do Consumidor.

Pessoas jurídicas, por sua vez, podem ser cobradas tanto ao fazer quanto ao receber um Pix, uma vez que esse tipo de transação fica caracterizado como uma situação de compra. O Banco Central não define uma tarifa fixa ou um limite, cabendo aos bancos determinar quanto — e se — vão cobrar.

Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

Segundo a Resolução, a Internet não é local de venda de produtos derivados de tabaco, sendo, portanto, vedada a oferta e venda de quaisquer destes produtos por este meio.