Pode nascer espinha na auréola?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Algumas mulheres percebem um aumento no crescimento do pelo ao redor dos seus mamilos. Coceira no mamilo e pele seca. Tubérculos de Montgomery podem se formar sobre as suas aréolas. Estes parecem espinhas, mas não são dolorosos e ajudam a manter o mamilo flexível e suave na preparação para o aleitamento.

Vermelhidão e coceira permanentes na região da aréola podem ser um sintoma de câncer. A chamada doença de Paget, espécie de tumor mamário muito raro, tem preocupado especialistas justamente por ser, facilmente, confundida com uma alergia dermatológica.

A aréola média é de 4 centímetros de diâmetro. No entanto, o tamanho da aréola pode depender de vários fatores, incluindo o tamanho da mama. Algumas pesquisas sugerem que a aréola é tipicamente três vezes menor que a mama em que está.

As espinhas internas são um tipo de acne classificadas como acne nódulo-cística, que são nódulos inflamados e doloridos que ficam por baixo da pele. A diferença entre elas e as espinhas convencionais é que as internas não têm abertura na superfície da pele, então o pus não fica visível.

Sim, as espinhas podem aparecer durante a gravidez, mas não será uma realidade para todas as gestantes. A acne, principalmente na forma de espinhas no rosto, mas que também pode surgir em outras partes do corpo como seios, ombros e costas, é uma das mudanças que sua pele pode sofrer durante a gestação.

Essa massinha branca no "bico do peito" pode ser apenas o acúmulo de uma "pelezinha" que sai dessa região de tempos em tempos. O que valorizamos de secreção saindo pelo mamilo, é a saída espontânea de secreção da mama que suja seu sutiã ou roupa.

Cinco sinais de alerta
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

6 – Formação de feridas e crostas
As úlceras, feridas ou crostas na pele e na região dos mamilos são alguns dos sintomas mais visíveis da doença. Outro sintoma associado a essas feridas e irritações são as retrações ou o endurecimento da pele, que pode apresentar textura diferente do estado natural.

Caso perceba, a pele da aréola e mamilo levemente escurecida, pode ser que esteja gravida, ou sofrendo de algum desequilíbrio hormonal. Isso porque a pele destas áreas e as veias aparentes nos seios, mão e pés indicam uma alteração hormonal.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.
...
Os principais sinais da gravidez são:

  1. Atraso menstrual.
  2. Enjoo matinal.
  3. Dor ou inchaço nos seios.
  4. Fadiga.
  5. Desejos ou aversões.

A razão para ter uma aréola maior ou aréola proeminente do que o habitual pode ser congênita ou alongamento dos tecidos mamários, seja por um aumento significativo no peso, após a maternidade ou amamentação, ou por ter uma pele muito solta.

Se você já teve ou tem um cisto epidérmico, vai perceber que ele é mais duro do que uma espinha comum. E pode inclusive ter pus, quando inflamado. Às vezes, o cisto pode ser dolorido. Mas é um nódulo benigno, e ocorre mais comumente no rosto, no pescoço e nas costas.

Os sintomas do cisto sebáceo são:

  1. nódulo visível e palpável;
  2. nódulo arredondado (pode aumentar de tamanho);
  3. nódulo pouco consistente (pode ser duro ou mole e se mover durante a palpação);
  4. nódulo com um pequeno orifício (por onde as secreções podem ser eliminadas);
  5. dor e desconforto.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Em ordem cronológica, os primeiros sinais e sintomas de gravidez costumam ser: Pequeno sangramento vaginal (não ocorre na maioria dos casos). Atraso menstrual (sempre ocorre). Cólicas abdominais.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

A saída de secreção pelo bico do seio, mamilo ou papila (como é conhecido no meio médico), é normal no período de gestação e lactação, mas leva algumas mulheres que não estão grávidas ou amamentando a procurar um mastologista.

Algumas mulheres já notaram a saída de um líquido de seus mamilos sem estar grávidas ou amamentando. A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação – mas ainda não sabe - ou após o período de amamentação.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.