Pode namorar no colégio?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

No colégio, o namoro é permitido, mas a direção impôs regras que devem ser respeitadas. Christina explica que existe a preocupação de se evitar uma visão moralista, mas, ao mesmo tempo, há limites.

NA ESCOLA: é proibido praticar atos ofensivos a moral e aos bons costumes NA ESCOLA: proibido fazer se acompanhar sem previa autorização de pessoas estranhas a escola.

"Os/as alunos/as das escolas públicas e particulares ficam proibidos/as de namorar com intimidades, beijos e abraços dentro das dependências escolares", diz o primeiro artigo do projeto de lei 67/2009.

"É comprovado: tudo que é proibido os alunos sentem mais vontade de fazer, e eles fazem. Começam a se beijar escondido, por exemplo. Na minha opinião, deve existir uma liberação moderada, mas o colégio deve deixar claro para o aluno que beijo não pode, mas andar de mãos dadas sim, por exemplo", diz.

O que define a existência de uma crime idade um namoro com alguém menor de 18 anos, é a capacidade de consentimento daquela pessoa. Para a lei brasileira, a capacidade de consentimento e determinada pela idade: a partir dos 14 anos. Pode-se dizer categoricamente que sempre é crime namorar menor de 14 anos de idade.

No Brasil não existem leis que proíbam um relacionamento entre professor e aluna, porém, é totalmente antiético essa postura, pois, o professor deve apenas ensinar e passar conteúdo e não embarcar numa relação amorosa com as alunas que provavelmente serão bem mais novas do que ele.

Assim como os marcos do desenvolvimento infantil e outras diversas situações do universo das crianças, não existe nenhum manual ou regra que determine qual a idade certa para começar a namorar. Aqui, no entanto, estamos falando de crianças, que, segundo diretrizes do Ministério da Saúde, têm entre zero e 12 anos.

Idade exata para se iniciar um relacionamento não existe. O ideal é que, no próprio contexto familiar, se aprenda a respeitar o outro, a tolerar as diferenças, a valorizar a vida e as pessoas” , diz ela.

Mas namorar no ensino médio não deve ser sua prioridade. Foque-se em coisas mais importantes como a escola, amizades e em desenvolver sua personalidade única mais do que em encontrar alguém para namorar. Se quiser namorar, converse com seus pais sobre esse assunto e peça orientações.

Uma das questões levantadas é se o UNO pode ou não ser jogado dentro de sala. De acordo com as normas da escola, durante a aula, não se pode jogar UNO.Na opinião dos professores consultados, o jogo prejudica o aluno, principalmente quando alguns insistem em jogar durante a aula.

O aluno deverá apresentar-se na escola devidamente uniformizado com a camiseta, calça comprida, bermuda ou saia. Não é permitido short e saia curta. Não é permitido transitar pelas dependências da escola sem calçados.

É preciso, então, esclarecer que a escola não é local de comércio. Se houver insistência, todo cidadão pode recorrer ao Conselho Escolar, à secretaria de Educação ou ao Ministério Público a fim de reverter o quadro.

Especialistas não recomendam a prática e alertam para consequências comportamentais, além de outros riscos.

dia 29 de setembro

O dia do selinho roubado é uma forma de homenagear a apresentadora de televisão Hebe Camargo. A proposta para comemorar a data no dia 29 de setembro surgiu nas redes sociais pelos fãs de Hebe, em tom de brincadeira, após a sua morte em 29 de setembro de 2012.

A conduta de passar a mão no corpo da vítima por cima das vestes, sem a manipulação direta dos órgãos sexuais ou o contato entre os genitais, configura o crime de importunação sexual.

Se deseja beijar uma pessoa em público, você pode. Isso não quer dizer que o beijo deve evoluir para uma sessão de amassos. Ao beijar em público, mantenha a discrição. Não há problema em fazê-lo em público, desde que não haja exageros.

Movimente a língua dentro da boca da pessoa, por cima ou por baixo da língua dela; faça movimentos suaves e lentos para aumentar o prazer. Para não bater os dentes, incline a cabeça para um lado e feche um pouco os lábios. Se vai praticar sozinho, cutuque suavemente a fruta ou a sua mão com a língua.

- Perguntar para a criança o que ela entende por namorado, como é o que ela chama de namoro. - Explicar que ela não tem idade para namorar, que isso não é coisa de criança. Que quando ela tiver do tamanho do pai e da mãe, aí, sim, poderá ter namorado. - Demarcar funções e lugares dos pais e das crianças.