Pode namorar com 1 ano de diferença?

Perguntado por: ogentil6 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

A legislação brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são bem claros quanto ao envolvimento entre maiores e menores de idade: ninguém com mais de 18 anos pode namorar (e muito menos se casar com) alguém com menos. Sem contar que diferenças muito grandes geram consequências negativas!

Então, se for menor de 14 anos, não pode em hipótese nenhuma! Se for entre 14 anos e 18 anos, pode com a devida autorização dos responsáveis. E se for maior de 18 anos, aí pode namorar! Artigo 217-A do Código Penal, Artigo 1.634 e 5° do Código Civil é Súmula 593 do Superior Tribunal de Justiça.

Nossa lei penal estabelece uma idade mínima para relações íntimas, que é quatorze anos, nos termos do artigo 217-A do Código Penal .

De acordo com os especialistas, a diferença de idade ideal é a de apenas um ano entre um casal. Dessa forma, a hipótese de se separarem é muito menor (3%).

Casais com uma diferença de idade de 5 anos têm 18% mais chances de se separar do que parceiros com idades mais próximas. O risco de separação cresce para 39% quando o casal tem 10 anos de diferença. O índice salta para 95% quando a diferença de idade entre os parceiros é de 20 anos.

O primeiro ano de convivência é indubitavelmente o mais desafiador. De convivência! Não vale para aqueles encontros esporádicos, ou para aqueles relacionamentos em que a gente se encontra cheirosinho e bem disposto, ou de pijama e dengoso e passa um final de semana de amor apaixonado com o outro.

Portanto, conforme estabelece a lei, se a pessoa já tem 12 (doze) anos de idade e ainda não completou 18 anos, ela é adolescente para todos os efeitos da lei. Art. 5 o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

Alexandre Bez diz que o período de três anos é o suficiente para o casal se conhecer e traçar metas. Se optar por morar juntos, dois anos são excelentes para viver a experiência. "O namoro não pode entrar na fase de acomodação, pois nesse caso é muito difícil partir para algo mais concreto", completa o psicólogo.

Em junho, a 3ª seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a prática de ato libidinoso com menor de 14 anos configura crime de estupro de vulnerável, independentemente da ligeireza ou da superficialidade da conduta.

Então, o relacionamento entre primos é errado? Segundo o psicólogo, não há limites para o amor. “Ame quem vale mesmo a pena. Até aí você não rompeu nenhuma regra para o básico - ser muito feliz”, finaliza Alexandre.

Pesquisas indicam que casais heterossexuais tendem a ter idades diferentes em cerca de três anos e os homens tendem a ser mais velhos (Buss, 1989; Conroy-Beam, 2019). A diferença de idade padrão de três anos tem algum espaço de manobra antes que a idade se torne evidente.

Basicamente, é possível dizer que um relacionamento saudável é baseado no respeito, carinho, atenção, cumplicidade, confiança e autonomia. Ou seja, promove o bem-estar para ambas as partes envolvidas e, além disso, estimula a capacidade de amar e ser amado.

Umas das razões que pode levar as mulheres a preferirem homens mais novos estará certamente ligada à disposição para o sexo. Daí a escolha por alguém que está no auge do seu desempenho físico. As mulheres mais experientes, que gostem de sexo, normalmente continuam a ter a mesma disposição da juventude.

Em um artigo para o site Psychology Today, o psicólogo Seth Meyers apresenta a regra do “uma vez por semana”, que consiste basicamente na preservação da nova relação combatendo a tendência de apressar as coisas levado pela empolgação do momento.

Para que haja um pré-namoro, é necessário que as duas pessoas se sintam apaixonadas uma pela outra e declarem essa paixão. Mas, em vez de iniciar, imediatamente, um namoro, o casal faz um acordo e espera para adentrar em um “nível” maior de diálogo e convívio. Um diz ao outro seus sentimentos e vê se é recíproco.

Continuar lendo Como namorar no 8 ano?