Pode nadar na gruta Azul?

Perguntado por: naragao . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A Gruta do Lago Azul é uma área de preservação ambiental que é regulamentada pelo governo federal. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela gestão da área e determinou que a natação na gruta é proibida.

14 euros

$ Quanto custa entrar na Gruta Azul de Capri
Paga-se 14 euros por pessoa para entrar na gruta em um desses barquinhos. Posteriormente, paga-se mais a gorjeta ao marinheiro (em torno de 5 a 10 por pessoa!).

Dependendo da hora e da época do ano, pode estar bem engarrafado. Ali é preciso trocar de embarcação, porque a porta da gruta é pequeníssima, tipo porta de iglu. Por ela só passam pequenos barquinhos a remo, pilotados por marinheiros aptos a entrar pelo buraco e, sobretudo, a sair com você vivo.

Um local conhecido como Lagoa Azul, em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio, tem atraído muitas pessoas para um mergulho no verão. A pesar disso, o espaço está interditado há anos porque a água tem restos de produtos químicos e pode causar riscos para a saúde dos banhistas desavisados.

Não é permitido entrar nas águas para nadar, mas o simples fato de estar inserida em meio à formação rochosa, percorrendo o lago transparente e tirando fotos em cima das pedras enormes garante diversão durante um fim de semana. A Gruta do Anjo fica dentro da propriedade onde se encontra a Pousada Gruta do Anjo.

300 degraus

Para chegar até o lago azul de águas cristalinas que fica no fundo da caverna são 300 degraus!

A Gruta do Lago Azul é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional. Foi tombada como Monumento Natural em 1978 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que garantiu a sua preservação com acesso rigorosamente controlado.

O que fazer em Capri: roteiro de um dia bem passado

  • Dar um mergulho na praia Marina Piccola. ...
  • Explorar as ruelas de Capri. ...
  • Visitar Anacapri. ...
  • Caminhar até ao Miradouro do Parque Filosófico de Anacapri. ...
  • Descer até ao farol Punta Carena. ...
  • Pôr-do-sol em Lido del Faro.

Empresário Reinaldo Mueller recebia a clientela no subsolo do Edifício Mútua, na Rua Bom Retiro. Compartilhar no WhatsApp.

A duração do percurso é de aproximadamente 1 hora e vinte minutos, entre a entrada e a saida.

54,50

54,50 (no cartão) a entrada, destoa um pouco do restante do preço da cidade.

A Gruta Azul faz parte do passeio de barco que leva à Praia do Farol. A formação rochosa é apenas uma das muitas belezas naturais no percurso que passa pela Ilha de Cabo Frio. Todo o trajeto em mar aberto é belíssimo, com tons de água impressionantes.

Conheça o Roteiro de 4 dias em Bonito/MS que preparei para você!

  • Dia 1 – Conhecendo a cidade.
  • Dia 2 – Gruta e aventuras.
  • Dia 3 – Trilhas e Cachoeiras.
  • Dia 4 – Flutuação.
  • Confira o mapa do roteiro de 4 dias em Bonito/MS:
  • Monte o seu roteiro de 4 dias em Bonito/MS com a Bonitour!

A Gruta do Lago Azul é uma cavidade natural formada há milhões de anos. Ela é composta por rochas calcárias, que foram erodidas pela água e pelo tempo, formando um sistema de galerias e salões subterrâneos. O lago que dá nome à gruta tem cerca de 90 metros de profundidade e é alimentado por um rio subterrâneo.

Lagoas, represas e rios representam um grande perigo para banhistas e não são adequados para nadar. As águas turvas impedem a visualização de pedras, lodos e galhos que podem prender o banhista.

De acordo com a comandante da Guarda Civil Municipal, a utilização da lagoa para nadar é proibida por questões de segurança e ambientais.

Sempre entre com calma na cachoeira, conferindo o terreno, até onde dá pé e é seguro nadar. Todo cuidado é pouco para evitar acidentes durante o passeio. Além disso, evite mergulhar de cabeça. Nunca se sabe onde pode ter uma pedra, galhos ou objetos cortantes dentro da água.

Toca da Boa Vista

A maior caverna do Brasil é a Toca da Boa Vista, em Campo Formoso, no sertão da Bahia, com 114 km de galerias mapeadas, e sua verdadeira extensão só começou a ser iluminada cientificamente no fim dos anos 1980 — apesar de a sua entrada já ser conhecida pela população local há bastante tempo.