Pode mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado?

Perguntado por: vsantos4 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Embora os chuveiros apresentem sistemas de isolação que evitam o choque, as chaves tradicionais para alterar a potência (as estações do chuveiro, geralmente inverno e verão) não são projetadas para serem alteradas com o chuveiro ligado. Isso pode degradar os contatos elétricos do chuveiro, aumentando o risco de choque.

3. Já os chuveiros digitais controlam a temperatura com mais precisão, já que possuem visor que indica a temperatura exata. Desta forma, é possível ter 100% de controle gradual de aquecimento da água.

Pressão. O excesso ou a falta de pressão d'água pode impactar no desempenho do chuveiro elétrico. Por exemplo, quanto maior o volume de água, menor será o aquecimento. Neste caso, a dica é instalar um redutor de pressão.

Antes de ligar o chuveiro, coloque o na posição desligado, em seguida abra todo o registro de água e deixe a água escorrer por um breve período de tempo, para que o chuveiro não queime, depois é só trocar a posição da chave para a de sua preferência, mas faça isso com o chuveiro desligado.

- Antes de ligar o chuveiro pela primeira vez, coloque na posição desligado e deixe a água correr por alguns segundos, depois feche a torneira e passe para posição desejada. Isso evitará que a resistência queime. - Normalmente os chuveiros elétricos tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão.

Os Chuveiros Eletrônicos da Lorenzetti são aqueles que no lugar de uma tecla de mudança de temperaturas, existe um botão giratório que controla a potência elétrica através de um circuito eletrônico, o que permite o ajuste gradual da temperatura da água.

Contudo, a melhor solução para um banho mais quente, com chuveiro elétrico, é trocar o ponto de energia para 220V. “Os bifásicos, por norma, atingem potências mais altas, proporcionando um aquecimento bem maior da água com a mesma vazão de um 127V”, defende Geminiane.

Segundo Camilla de Barros Borges, o banho ideal é o banho morno, com temperatura entre 29°C e 38°C, pois se assemelha a nossa temperatura corporal. Acima de 38°C, já é considerado um banho quente, que pode ser benéfico em algumas situações, como para o alívio de dores musculares e articulares.

Isso ocorre porque o sistema desse tipo de chuveiro funciona através da resistência. Uma peça metálica que fica no interior do chuveiro, a resistência é responsável por aquecer a água da ducha. Por outro lado, uma vez queimada, não há o que faça a água esquentar.

O elétrico só pode ter sua temperatura alterada com o chuveiro desligado, para não queimar a resistência. Já o eletrônico foi pensado justamente para ter a temperatura alterada enquanto está ligado”, diz o assistente de vendas Misael da Silva, da Leroy Merlin.

50 graus é a temperatura máxima que atinje a água de um chuveiro elétrico. Esse número é alcançado em aparelhos ligados em 220 volts. Em 110, a temperatura máxima é 10% menor, aproximadamente 45 graus.

A causa mais comum em chuveiros que funcionam com resistência é que tendem a esquentar muito quando a pressão da água está baixa. Acontece que com menos água passando por dentro do chuveiro, mas quente ele irá ficar e a temperatura da água na hora do banho mesmo estando na menor temperatura ou na opção verão.

Seja inverno ou verão, um banho quente tem o seu valor, não é mesmo? Mas há um limite que a temperatura do chuveiro pode chegar, por questões de gosto e até mesmo de saúde: a água muito quente pode causar problemas como desidratação da pele, aumento da oleosidade e piora de casos de dermatite.

Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo a resistência se resfria. Então, se a resistência é ligada e não está em contato com a água, ela vai queimar. Isso porque nesse caso não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.

A ligação direta de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibida. Isso porquê, um dos motivos que impedem essa ação é a grande potência elétrica exercida pelo equipamento. Por isso, não se deve usar tomadas nesse tipo de conexão.