Pode molhar prata 950?

Perguntado por: aguimaraes7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Pode sim! Tomar banho com suas joias de prata vai evitar a criação do sulfeto de prata e sua joia demorará mais a escurecer. Caso sua joia tenha resina ou pedras coladas, é necessário ter cautela e não as colocar sob água quente.

A coloração escura é causada pelo sulfato de sódio acumulado na superfície da joia. O processo ocorre devido a gases presentes na poluição do ar ou ao nível de ácido úrico liberado por cada pessoa. Apesar de ser uma reação natural na prata 950 ou 925, o escurecimento das joias pode ser revertido!

Muitas pessoas possuem dúvidas se a prata 925 pode molhar. O ideal é que se realize a limpeza e polimento com uma flanela macia, limpa e seca, passando pela superfície com delicadeza. Não use produtos químicos que não sejam Limpa Prata.

Encha o recipiente com 1 litro de água, 3 colheres de sopa de sal e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; Coloque um pedaço pequeno de papel alumínio dentro da água; Acrescente também seus objetos de prata; Deixe de molho por alguns minutos e em seguida retire-os, lave em água corrente e seque bem.

Isso quer dizer que ambas têm qualidade excepcional, alta durabilidade e brilho. Além do banho do metal precioso, as peças costumam receber camadas de um verniz especial que impede a oxidação (que gera as manchinhas) por aproximadamente 12 meses.

A Prata 925 possui em sua composição 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais, como o cobre e o latão. Já a Prata 950 é de maior qualidade, já que tem 95% de prata pura e somente 5% de outros elementos.

A diferença é que a prata 950 possui 95% de prata pura, sendo mais dura e resistente, porém escurecendo mais, enquanto a 925 apenas 92,5%, escurecendo menos, sendo mais macia e delicada.

A Prata 950 é mais pura (5% de mistura), portanto seu preço e qualidade são maiores. Ambas são boas joias, mas é claro que a prata 950 possui mais qualidade e valor agregado. Com isso podemos perceber que quanto mais pura as joias de prata, maior o preço e maior a qualidade.

Deve-se procurar pela peça a marcação “925” ou os demais selos: “950”,, “900” ou “800”. No Brasil os tipos de prata que possuem maior comercialização é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal. A prata 1000 (que é a prata fina ou prata pura) é muito mole para ser produzido joia.

Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.

Outra coisa importante para frisar é que embora a prata pode, e deve ser lavada, não quer dizer que ela goste de umidade. Ou seja, sempre que molhar a joia é importante secá-la, pois a umidade pode oxidar o metal.

Como falamos acima, produtos como perfumes e cremes, podem oxidar suas joias de prata, por isso, evite aplica-los quando estiver com as joias. A água do mar, assim como o cloro da piscina, também agiliza o processo de oxidação da prata, aumentando as manchas e escurecimento joia.

O banho de ródio cobre o metal prata e evita o seu contato externo com o ar e, sem o contato com o ambiente, a prata não oxida e, consequentemente, não escurece. Assim, podemos dizer que a prata rodinada – com banho de ródio - não escurece.

Há relatos de pessoas que com pouco tempo de uso das peças em prata, ela escureceu, porém, esse é um processo químico comum que acontece com a prata, que fique claro, que independe do organismo do usuário.

Um bom banho de prata pode ser realizado com a adição de diversas camadas, conforme a necessidade de cada cliente. Dessa forma, quanto mais camadas desse banho, mais refinado será a qualidade do brilho e o acabamento.

O principal fator interno é o ácido úrico e enxofre que são liberados pelo nosso corpo quando através do suor liberamos toxinas e sais minerais que escurecem a prata.

A Prata 950 possui 95% de prata e 5% de outros metais, costuma ser muito utilizada em peças artesanais por ser mais maleável. Por ser uma joia mais pura, ela tende a manchar e oxidar mais rápido do que a 925, os dois tipos de prata irão escurecer, mas a prata 950 possui uma maior tendência a oxidação.

Qual a diferença de Prata 1000, prata 950 e prata 925? A prata 925 apresenta 92,5 % de prata e 7,5 % de cobre, a prata 950 possui uma quantidade menor de cobre a liga dela é de 95% de prata e 5% de cobre, a Prata 1000 é a forma pura do metal, por ser muito maleável, raramente é utilizado para fabricação de joias.