Pode molhar parede de gesso?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

O gesso é um material não resistente à água, isto é, quando entram em contato, podem ocorrer infiltrações, vazamentos em cima do forro de gesso ou até desplacamento ou desabamentos de tetos, sem falar nos danos estéticos nos acabamentos por conta do amarelamento decorrente das infiltrações, além de estufamento da tinta ...

O gesso sintético, também conhecido como “gesso que pode tomar banho” ou “gesso que pode molhar” já é uma realidade no Brasil. Nos Estados Unidos e em outros países da Europa ele já é utilizado há anos, com cada vez mais aceitação pelos pais e familiares.

O drywall pode ser utilizado em áreas úmidas como banheiros, lavanderias e cozinhas, pois existem placas feitas especialmente para esses ambientes, como é o caso da placa RU. Elas também podem ser combinadas com um impermeabilizante para garantir um desempenho ainda melhor ao drywall.

Gesso não combina com água, portanto nunca, jamais e de jeito nenhum use qualquer coisa de gesso em áreas externas: Vai “derreter” na primeira chuva. Para banheiros e cozinhas existe um tipo muito específico de drywall que recebe um isolamento hidráulico na fábrica.

O selador pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos, e em superfícies como: reboco, gesso, concreto, massa corrida ou acrílica e alvenaria.

O gesso cola é mais resistente que o gesso comum e, por isso, proporciona maior durabilidade e segurança durante as aplicações das peças.

O mais importante a fazer se o gesso ou a tala molhar é procurar um ortopedista imediatamente. Não espere muito tempo. Isso acontece porque o gesso fica mole quando ele molha, o que pode fazer com que osso saia do lugar e desvie a fratura.

Mas optar pelo gesso ainda requer cuidados, pois é um material bastante sensível à água. Por isso deve ser utilizado em locais secos e bem protegidos contra umidade, chuva e outras formas de contato com água. Isto é, ele não pode ser aplicado em paredes externas nem pode ser lavado.

Não coloque nada dentro do gesso.
No entanto, não deve utilizar objectos pontiagudos, nem tentar colocar pó de talco ou cremes para aliviar o desconforto, já pode causar ferimentos ou irritações na pele. Se necessário, utilize o secador de cabelo na opção de frio para aliviar a comichão.

Determinando danos causados pela água no drywall
Como o drywall em gesso é poroso e solúvel em água, molhá-lo pode se transformar em uma grande dor de cabeça. O drywall molhado absorve água e fica pesado para retirar parafusos ou pregos que a prendem no lugar.

De acordo com a Associação Brasileira de Drywall, o drywall pode ser utilizado em banheiros, mas antes das paredes receberam o acabamento (que pode ser pintura, revestimento com azulejos, mármore ou granito), elas devem ser impermeabilizadas em sua base, até a altura de 20cm, no mínimo.

Em uma pesquisa rápida, a divisória de gesso (drywall) se destaca com valores mais baratos.

Adicionar açúcar, suco de limão, álcool são alguns elementos adicionados ao gesso a fim de retardar o seu endurecimento, o que pode ser um erro enorme devido aos problemas que podem surgir.

Uma alternativa para identificar o nível de gravidade das danificações no gesso é observar o formato e posição das rupturas. “Trincas ou fissuras (na vertical ou na horizontal) rasas geralmente são superficiais e menos preocupantes. Já as rachaduras inclinadas (na diagonal e profundas) indicam problemas na estrutura.

O fundo preparador é o produto indicado para uma situação de repintura, para paredes esfarelando, para situações em que haja tinta com cal e também para o gesso. Isso porque o fundo preparador serve para fixar bem as partículas da parede ou do gesso, preparando para receber a pintura.

Para evitar o amarelamento do gesso, basta apostar na tinta certa, como a Tinta Coral Direto no Gesso. O produto foi especialmente desenvolvido para ser aplicado diretamente sobre o gesso, sem a necessidade de uso de fundo.

Forro de gesso com negativo:
O problema é que ficava alguns vãos entre a placa e a tira de gesso de cima, isso causava vários problemas, como vazamento de iluminação, entrada de insetos e umidade para dentro do gesso (no caso de banheiros) e entrada de vento (no caso de casas sem laje). Imagem retirada da internet.

Qual é a melhor tinta para pintar gesso? A Suvinil Gesso e Drywall é a opção ideal para esse procedimento. Além de dispensar a aplicação do fundo preparador, já que possui a função de fundo e acabamento, ela pode ser usada em paredes de gesso, drywall, reboco, textura, massa corrida e até acrílica.

Principais cuidados: – espere o gesso secar, se possível, ao sol e mantenha-o descoberto até que esteja completamente seco (24-48 horas);

Pode, sim! As paredes e demais estruturas construídas com este gesso acartonado suportam serem revestidas com cerâmica.