Pode molhar o umbigo do recém-nascido no banho?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

- Pode molhar o umbigo? A água não faz mal ao umbigo. Deve-se ter apenas o cuidado de secá-lo bem depois do banho, e limpá-lo com cotonete.

Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

Mesmo assim, é muito importante manter esta região muito limpa para que seu bebê não tenha infecções. Para limpar o umbigo do recém-nascido, você só vai precisar de um cotonete umedecido com álcool 70º. Sempre limpe esta região quando trocar a fralda e após o banho.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

Ele deve ser higienizado no banho, lavado com água e sabão neutro e, em seguida, deve-se manter o local bem seco. Também, sempre durante as trocas de fralda, deve ser higienizado com um cotonete com álcool 70%.

Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado. Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco.

É necessário limpar entre a cicatriz umbilical (a parte mais escura) e pele do neném com o cotonete ou um chumaço de algodão. A cicatrização do umbigo será melhor e mais rápida se a mãe fizer a limpeza em todas as trocas de fralda. Mantenha o coto protegido dentro da fralda do bebê, sem apertar muito ao fechá-la.

Estudos indicam que geralmente o " umbigo estufado" se cura sozinho com o passar dos meses, e o uso de faixas pode deixar o músculo mais preguiçoso e dificultar seu fortalecimento, prejudicando a recuperação da hérnia. Ou seja, além de não ajudar ainda pode piorar o quadro.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

Por isso, a limpeza deve continuas sendo feita na área por, pelo menos, mais 10 dias. Existem uma grande diferença no cuidado antes e depois da queda do coto: a substituição do álcool a 70º por soro fisiológico. Fora isso, o procedimento de limpeza se mantém o mesmo.

21 dias

Normalmente, o coto umbilical leva de 10 a 21 dias para cair. Durante esse processo, vai se tornando seco e preto e, após cair, ainda leva aproximadamente de 7 a 10 dias para cicatrizar por inteiro.

Limpeza minuciosa
* No banho, lave a região normalmente, com água e sabão neutro e, ao final, seque bem. * A cada troca de fralda, higienize o umbigo com um cotonete embebido em álcool a 70%.

entre 10h e 14h

Recém-nascido deve tomar banho em banheirinha, com água suficiente para cobrir as perninhas dele, usando apenas sabonete neutro para a higienização. Nos primeiros meses, não use shampoo, talco ou perfume. O horário mais indicado é o mais quente do dia, entre 10h e 14h.

A melhor hora para dar banho no bebê depende totalmente de você, já que pode fazê-lo em qualquer momento do dia, antes de comer ou quando a casa estiver mais tranquila. Uma boa opção é fazê-lo pela noite, para criar uma rotina, com o banho como sinal de que se aproxima o momento de ir dormir.