Pode molhar o PVC?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Impermeável. O material do forro de PVC é impermeável e isso faz com que ele seja mais durável do que um de madeira, por exemplo. Além disso, ele pode ser usado em locais úmidos, como banheiro, e resiste a atmosferas salinas (regiões praianas).

Para fixar o forro de PVC de forma profissional, os pinos de fixação e metalon são necessários para evitar irregularidades. O ferro deve ser instalado acima do rodaforro, no sentido oposto à aplicação das placas de PVC.

Estudos revelam que os tubos de PVC possuem vida útil de aproximadamente 100 anos – Instituto Brasileiro do PVC.

O processo de produção de PVC também libera grande quantidade de poluição tóxica, inclusive dioxinas, que permanecem no ambiente, transpõem grandes distâncias, acumula-se na cadeia alimentar e causa câncer e danos nos sistemas imunológico e reprodutivo.

O forro de pvc, diferente de modelos mais tradicionais, como o forro de gesso e gessos, é um dos mais recomendados para ambientes úmidos, como banheiro, cozinha e lavanderia. Ele é bastante resistente à água, evitando mofo e deterioração das placas.

Sim, é normal o forro de PVC estralar, justamente por cauda da dilação térmica que ocorre quando há uma variação na temperatura, tanto aumentando como diminuindo, o que acaba ocasionando esses pequenos estralos.

Entre as causas mais prováveis está a infestação de ratos, principalmente pelos ratos de telhado ou rato preto como são conhecidos em algumas regiões.

Outro erro bem comum na instalação é a fixação das placas com preguinhos sem cabeça, este prego somente é usado em forros de madeira, porém é muito comum profissionais usarem ele, onde em um período curto de tempo o forro resseca e começa a se soltar...

Se a ideia é priorizar o preço, o PVC vale a pena. Além do valor de mercado, o PVC pode ser instalado em ambientes molhados da casa, diferente do gesso. Em contrapartida, o acabamento do forro de gesso é mais sofisticado e o material proporciona mais conforto térmico e acústico.

O PVC pode ser usado nos mais diversos segmentos (como na produção de fraldas para bebês, na produção de calçados, mangueiras, guarda-chuvas, cortinas e toalhas de mesa, até em cabos elétricos, no ramo alimentício, nas indústrias, estofamento de automóveis e muito mais).

A sua principal aplicação é em tubos para encanamento de água e esgoto. Esse é o PVC rígido. Existe também o PVC flexível ou plastificado, são adicionados ao PVC plastificadores, porque suas folhas são quebradiças. Os plastificadores são líquidos que saturam a matriz tridimensional da resina plástica do PVC.

Em diversas áreas da indústria, o PVC é largamente utilizado e sua presença tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento de inovações e disseminação de soluções, seja em produtos da área médica e tubos para condução de água e esgoto ou em embalagens de alimentos, calçados, brinquedos, fios e cabos, revestimentos, ...

CPVC

No entanto, quando uma aplicação requer a resistência química de um PVC ou CPVC, com condições exigentes de temperatura e pressão, o CPVC é a opção confiável.

Limpe sempre portas e janelas de PVC com produtos neutros – pano macio e detergente líquido pH neutro. Nunca utilize agentes abrasivos como esponjas ou palha de aço ou removedores químicos, cloro e outros.

O material PVC semirrígido tem diversos benefícios para suas finalidades. Já o PVC Expandido é um material feito dos mesmos “ingredientes”, mas apresentam formatos e vantagens para outros tipos de serviços e produtos.

O material do forro de PVC é impermeável e isso faz com que ele seja mais durável do que um de madeira, por exemplo. Além disso, ele pode ser usado em locais úmidos, como banheiro, e resiste a atmosferas salinas (regiões praianas). Na cozinha, as manchas de gordura podem ser facilmente retiradas com água e detergente.

O PVC é muito resistente à ignição e, assim, tem a vantagem de dificultar que um incêndio se inicie. Se iniciado, o PVC contribui para que o fogo não se alastre rapidamente, pois a velocidade de propagação de sua chama é muito lenta, além de não se sustentar.

Continuar lendo O que é nylon PVC?