Pode molhar couro sintético?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Quando o assunto é como lavar couro sintético, a regra é clara: nada de jogar na máquina ou de limpezas agressivas. Como é basicamente uma película, o material fica muito vulnerável a arranhões, descascamentos e quebras. Além disso, assim como o couro legítimo, a composição não pode ser higienizada na imersão em água.

Assim como os artigos produzidos com couro, os feitos de material sintético devem ser limpos regularmente. Em suma, a forma correta de fazer a limpeza é com um pano macio levemente umedecido. Além disso, detergentes neutros também podem ser aplicados para remover manchas difíceis, mas nunca diretamente sobre a peça.

As jaquetas de couro também são queridinhas na hora de montar looks para sair na chuva. Elas protegem e trazem um ar poderoso para qualquer visual.

duram menos: a sua vida útil é significativamente menor, quando comparada à do couro legítimo. Com o tempo, o material também pode apresentar rachaduras e descamações, especialmente quando exposto ao sol; não se decompõem facilmente: o couro sintético pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Hidrate suas peças!
Essa hidratação é bem mais simples que isso. Para prolongar a vida útil de qualquer peça feita em couro sintético ou ecológico você pode usar produtos baratinhos, que provavelmente tem aí na sua casa. Pode ser creme para pentear, hidratante corporal ou óleos essenciais.

Contudo, se entrar em contato com água, costuma absorver bastante a umidade, ficando bem pesado. Por isso, uma das recomendações para mantê-lo por muito tempo é evitar usá-lo na chuva, a não ser que seja coberto por uma capa impermeável.

No caso das de couro, ou mesmo as de materiais sintéticos, a hidratação é fundamental, para garantir garantir o toque macio por mais tempo.

Para prolongar a vida útil de qualquer peça, feita em couro sintético ou ecológico, é preciso hidratar.

Quando o assunto é como lavar couro sintético, a regra é clara: nada de jogar na máquina ou de limpezas agressivas. Como é basicamente uma película, o material fica muito vulnerável a arranhões, descascamentos e quebras. Além disso, assim como o couro legítimo, a composição não pode ser higienizada na imersão em água.

EVITE SOL. Segundo especialistas, o sol é capaz de acelerar a desidratação do couro sintético. Portanto, ele deve secar em local arejado ou, sempre que possível, na sombra.

Seque a umidade com um pano macio.
Se ainda assim sobrar umidade, deixe a jaqueta secar ao ar livre. Não tente acelerar o processo colocando a jaqueta em uma secadora ou usando um secador de cabelos. O calor pode estragar o couro sintético.

Esfregue uma vela comum branca no sapato para que a parafina grude no tecido. Depois, use um secador de cabelo em temperatura quente para derreter a parafina. A parafina se fixará no sapato e ele voltará a cor normal. Essa técnica impermeabiliza os sapatos, o que conserva os pares por muito mais tempo.

- Proteja contra umidade: Por ser um material orgânico, o contato com água e umidade pode prejudicar o couro, mofando ou criando bolores muito facilmente. Em caso de chuva ou respingos, seque a peça imediatamente, de forma suave e com um pano limpo e seco, evitando esfregar.

Os produtos variam conforme o nível de sujeira. Mas já avisamos: a bolsa de couro não deve ser mergulhada em água, muito menos na máquina de lavar.

O tecido couro sintético é um tipo de tecido extremamente flexível, maleável e ideal para ser usado nos mais diferentes ambientes, objetos e superfícies. Ele pode ser comprado a um preço bem mais barato do que o tecido de couro legítimo e não perde em nada em elegância e possibilidade de confecção.

Couro Sintético
- Também conhecido como "courino", esse tecido sintético imita as características do couro, mas não é de origem animal. É criado a partir de componentes como algodão, PVC, poliéster e poliuretano.

O couro sintético geralmente tem uma textura mais macia e lisa, já o couro legítimo é naturalmente mais áspero. Essa é a textura característica de um produto nobre, que não foi produzido artificilamente. O cheiro de couro legítimo costuma ser inconfundível.

a reação da acetona.