Pode molhar as plantas meio dia?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Os melhores e mais indicados para realizar as regas são o período da manhã e o fim da tarde, depois das 15 horas. Não é interessante regar ao meio-dia, pois, por se tratar de um horário muito quente, a água evapora rapidamente, fazendo com que a planta não tenha tempo para absorção.

De modo geral, o certo é regar as plantas na parte da manhã, isso porque durante esse período a planta está com os poros abertos e consegue absorver melhor a água. É recomendado também no final da tarde, pois com o sol mais baixo e o solo fresco, a água pode penetrar melhor no solo.

O início da manhã e o final da tarde (depois das 15 horas) são os melhores horários para as regas. Não se deve regar ao meio-dia, pois, por ser um horário muito quente, a água acaba evaporando sem chegar uma quantidade suficiente às raízes das plantas e flores.

Já o excesso de água pode ser percebido se as pontas das folhas e brotações estiverem queimadas, se os talos ficarem enrugados e sem brilho, com a superfície da terra nos vasos brilhando e queda de folhas verdes. Se as paredes dos vasos estiverem com excessiva formação de limo, também fique atento.

Árvores, cactos e suculentas, bem como espécies arbustivas e plantas de sol e vento resistem numa boa a ausência de água por três dias.

Essa é a nossa quarta dica. Não é necessário molhar as folhas, inclusive essa ação pode causar doenças, por conta da umidade. Então, quando estiver regando as plantas, molhe a base com a quantidade adequada para espécie. Não se esqueça: exagerar é sempre ruim.

Mas de forma geral plantas de sol pleno podem ser regadas todos os dias. Já as plantas de sombra podem ser regadas algumas vezes na semana. No entanto, isso são generalizações, o melhor a se fazer mesmo é perguntar para as pessoas que realmente entendem sobre aquela determinada espécie de planta.

Primeira dica: regue com generosidade
Ao invés de borrifar água, ou só fazer aquela chuvinha nas folha, use a mangueira ou regador de forma lenta, para que caia muita água na planta. Deixe o vaso encher até começar a sair água pelo furo lateral (ou de baixo, no caso de vasos de orquídeas).

A primeira coisa que você deve fazer, ao diagnosticar que uma planta está com excesso de água, é sentir o substrato. Examine entre 4 a 5 centímetros de profundidade. Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água.

Outras plantas que não precisam de água são: pata-de-elefante; gravatinha; cactos e entre outras.

6 horas

Plantas de sol pleno
Espécies de sol pleno precisam receber sol diretamente em suas folhas por 4 a 6 horas por dia, no mínimo. As horas de luz mais intensa, perto do meio dia e no início da tarde, são essenciais para tais espécies.

Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.

Primeiramente, cada espécie de planta tem uma necessidade específica de água. Algumas precisam estar com o solo sempre umedecido, outras gostam do solo mais seco. E outras preferem o solo sempre encharcado. O segredo está em observar e pesquisar a origem da planta: se ela é do deserto, gosta de solo seco.

Qual o melhor horário para regar as suculentas
Mas existem dois horários mais adequados para regar suculentas: no início da manhã ou no fim da tarde, após às 16h. Essas horas do dia são as melhores, porque o sol não está muito intenso, do contrário, a água evapora muito rápido e a planta não a absorve corretamente.

Olhar a planta como um todo, verificar se a terra está com aparência saudável, levantar a folha para ver se não há bichinhos embaixo dela e olhar o caule para ver se está firme e sem manchas são orientações. Em casa, uma olhada semanal basta. Heloise diz que quanto mais macias as folhas da planta, mais suscetíveis.

É preciso manutenção para evitar o apodrecimento das raízes e folhas, mau cheiro e a proliferação da dengue ou outras doenças. Para isso, é aconselhável fazer a troca de água em dias alternados e posicionar as verdinhas em um local com boa luminosidade.

dois dias

Esta planta adora umidade, mas é importante evitar o excesso de água. Regra geral, o solo da Comigo-ninguém-pode deve ser mantido úmido, mas não encharcado. Regar a planta a cada dois dias durante os meses quentes de verão e uma vez por semana durante os meses de inverno geralmente é suficiente.

As suculentas estão em alta e podem ser encontradas em muitas características diferentes. Sem dúvida, esse tipo de planta é a alternativa mais procurada por quem tem pouco tempo, já que as suculentas não precisam de água frequentemente.