Pode molhar as plantas à noite?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Entretanto, é importante não deixar para muito tarde, regar durante a noite pode ser um problema, porque a água pode não evaporar o suficiente e uma atmosfera muito úmida para as plantas pode atrair fungos, bolor e mofo, sem contar que pode atrair lesmas e caracóis, que podem prejudicar as suas plantas e o seu jardim.

O melhor momento do dia para regar as plantas é no decorrer da manhã. Dessa forma, elas terão todo o dia para evaporar a água que não for absorvida, evitando o acúmulo de umidade durante a noite e a consequente proliferação de fungos.

Mas de forma geral plantas de sol pleno podem ser regadas todos os dias. Já as plantas de sombra podem ser regadas algumas vezes na semana. No entanto, isso são generalizações, o melhor a se fazer mesmo é perguntar para as pessoas que realmente entendem sobre aquela determinada espécie de planta.

Árvores, cactos e suculentas, bem como espécies arbustivas e plantas de sol e vento resistem numa boa a ausência de água por três dias.

Molhar as folhas:
Resumindo: Não é necessário molhar as folhas, mas às vezes é inevitável. Dessa forma, quando for possível, regar plantas sempre na base ou nos pratinhos (sempre com areia), quando a folha conserva-se seca a probabilidade de contrair alguma doença ou fungo diminui.

Já o excesso de água pode ser percebido se as pontas das folhas e brotações estiverem queimadas, se os talos ficarem enrugados e sem brilho, com a superfície da terra nos vasos brilhando e queda de folhas verdes. Se as paredes dos vasos estiverem com excessiva formação de limo, também fique atento.

A falta de água, por exemplo, é sinônimo de folhas murchas, terra ressecada 5cm abaixo da superfície e folhas sem brilho ou enroladas. Também vale observar o vaso da planta: se ele estiver ressecado, com pontos esbranquiçados, é sinal que a planta precisa de mais rega.

O segredo é regar devagar, parando quando a água começar a penetrar na terra. Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água. Confira suas plantas a cada dois dias. Se você colocar os dedos na terra e ela estiver seca, molhe novamente.

Plantas tropicais, flores e palmeiras, precisam de rega diária”, ela completa. Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente.

Outras plantas que não precisam de água são: pata-de-elefante; gravatinha; cactos e entre outras.

Mas se você não tiver outra opção, regar ao o meio-dia não prejudicará suas plantas.

Se a planta tem a folha fina e delicada, ela precisa de mais água. Por exemplo: as samambaias, as avencas, as plantas de horta. Se a folha for grossa como as suculentas e cactáceas, não necessitam de água com frequência, pois possuem a capacidade de armazenar água dentro das folhas e caules.

Existem três sinais básicos que indicam que a planta está com falta de sol:

  1. As folhas se tornam muito finas e frágeis. ...
  2. Os ramos se tornam muito longos e com menor quantidade de folhas, podendo até se tornarem curvados nesta procura incessante pelo sol. ...
  3. As ervas se tornam menos aromáticas.

Durante a rega, molhe a base da planta. Coloque areia nos pratinhos e não deixe acumular água, evitando a proliferação do mosquito da dengue.

Pra casos assim, uma rega em abundância é o suficiente pra garantir que suas verdinhas fiquem hidratadas na sua ausência. Molhe sem dó o substrato e coloque um prato plástico embaixo dos vasos ajudará a evitar que o excedente de água escoe pela casa e ainda garante um extra de umidade pras plantas.