Pode molha o calcário?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Não é recomendado aplicar o calcário quando o solo estiver muito molhado, pois ele adere aos torrões úmidos de solo, e a incorporação não é uniforme; não se aplica, também, calcário em dias de muito vento.

1- Distribua uniformemente sobre o terreno metade da quantidade de calcário sobre o terreno e realize a aração o mais profundo possível. 2- Distribua a outra metade da quantidade de calcário sobre o terreno arado e passe a grade niveladora. Dessa forma, o calcário ficará bem distribuído por toda a camada arada do solo.

Tecnicamente, para que ocorram as correções necessárias da acidez e fertilidade do solo, recomenda-se que a calagem seja realizada ao menos três meses (90 dias) antes do plantio (Fráguas, 2005). O tempo de reação do calcário e correção do solo pode variar de acordo com suas características físico-químicas.

O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.

O calcário, por meio da alta quantidade de Cálcio (Ca), também atua como estimulante para o desenvolvimento e crescimento radicular. Isso significa que, com o aumento do desenvolvimento radicular, o Ca contribui aumentar a eficiência da absorção de água e de outros nutrientes essenciais.

Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.

A aplicação de calcário deve ser feita, de preferência, 60 dias antes do plantio, para que haja tempo de ele reagir quimicamente com o solo. Como o plantio é feito no inicio das chuvas, em Outubro- Novembro, o calcário deve ser aplicado em Agosto-Setembro.

No geral, a recomendação é que o calcário seja aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura, tendo tempo hábil para reagir com o solo e reduzir a acidez de forma eficiente.

Um destaque dentre esses elementos sem dúvidas é o calcário. O Fertilizante de calcário, quando aplicado no solo, serve como fonte de diversos nutrientes para as plantas, além de neutralizar a acidez da terra.

R$13,90.

Recomendação de uso: Utilize 150g por metro quadrado para corrigir a acidez do solo.

PRNT maior é melhor e reage mais rápido.
Para culturas anuais isso pode parecer interessante, mas para culturas perenes nem tanto. Então, optar por PRNT maior ou menor é uma questão de estratégia.

Dizer que misturar corretivos de acidez no adubo pode indisponibilizar o fósforo e o cálcio para as plantas é um MITO. Independente do tipo de reatividade dos corretivos, estes são considerados, quimicamente insolúveis.

Cal virgem
É o produto da calcinação ou queima completa do calcário. Tem ação imediata, podendo prejudicar as sementes, plântulas e microrganismos devido à sua geração de calor. Assim, a cal virgem deve ser aplicada com antecedência ao plantio.

Aplicação de calcário
O pó de calcário tem uma ação muito benéfica para o solo antes do plantio porque ele tem a função de controlar a acidez do solo, uma vez que, quimicamente, um bom substrato deve conter um pH em torno de 6,0.