Pode misturar midazolam é fentanil?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Não houve diferença significativa entre os dois grupos em todos os parâmetros pesquisados. Conclusões - Tanto o midazolam isoladamente, quanto a associação midazolam-fentanil, em pequenas doses, mostraram-se eficientes na sedação dos pacientes para cirurgia oftálmica.

O fentanil é utilizado antes da infusão do sedativo e do relaxante muscular e em doses menores em relação à anestesia geral, o que objetiva minimizar a resposta cardiovascular exagerada (mais significativa em adultos) e o aumento da pressão intracraniana (não deve ser realizado intravenoso, em bolus, em pacientes com ...

Consumido por injeção ou inalação como a heroína, o fentanil provoca sentimentos temporários de euforia que podem ser seguidas por perigosas reduções da respiração ou da pressão sanguínea, assim como náuseas, desvanecimentos e convulsões que podem derivar em mortes instantâneas por overdose.

Mas, agora, a FDA se moveu na direção oposta: autorizou o lançamento de um opioide 10 vezes mais potente que o fentanyl, hoje o mais forte do mercado. O novo produto se chama Dsuvia, e é uma versão em comprimidos do sufentanil – opioide até então disponível apenas para uso intravenoso, em hospitais.

Carbamazepina e fenitoína: doses repetidas de carbamazepina ou fenitoína resultaram em diminuição da concentração plasmática de Maleato de Midazolam oral em até 90% e encurtamento da meia-vida de eliminação em cerca de 60%.

Antimicóticos (ou antifúngicos) administrados por via oral: cetoconazol, fluconazol, itraconazol e terbinafina. Medicamentos que contêm em sua fórmula ciclosporina ou saquinavir ou anticoncepcionais orais. Informe também ao seu médico se costuma ingerir bebidas alcoólicas.

O fentanil não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade ou por pessoas que tenham alergia ao fentanil ou qualquer um dos componentes presentes na fórmula. Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a outros remédios opioides.

Pode ser diluído com solução Cloreto de Sódio a 0,9 %, Solução Glicosada 5% (50mg/ml) ou 10% (100mg/ml) a uma relação de 15mg de Midazolam para 100-1000ml de solução de perfusão. O Midazolam injetável não pode ser misturado com injeções alcalinas e precipita-se em Bicarbonato de Sódio.

Fentanil

  1. Ampola: 250mcg/5ml (50mcg/ml)
  2. Diluição: usar sem diluir.
  3. Dose: 3mcg/Kg.
  4. Tempo de início de ação: 1 a 3 minutos.
  5. Efeitos indesejados: bradicardia, hipotensão, apneia e rigidez torácica.

O Cloridrato de Midazolam solução é indicado para uso em pacientes adultos e pediátricos acima de 6 meses como sedativo, ansiolítico e para produção de amnésia antes de procedimentos diagnósticos, terapêuticos ou endoscópicos, ou antes de indução de anestesia.

“A dose letal para carfentanil em humanos é desconhecida. No entanto, como observado, ele é aproximadamente 100 vezes mais potente que o fentanil, que pode ser fatal na faixa de 2 miligramas, dependendo da via de administração e de outros fatores”, detalha a DEA.

Dose usual: 50 a 100mcg, IM. A dose pode ser repetida após 1 a 2 horas, se necessário. Quando se opta pela via espinhal, deve-se administrar 100mcg. Essa quantidade de 2 mL deve ser diluída em 8 mL de SF, resultando em uma concentração final de 10mcg/mL.

Fentanil® pode ser administrado por via espinhal, intramuscular ou intravenosa, dependendo da indicação. Se desejado, Fentanil® pode ser misturado ao cloreto de sódio ou glicose para infusões intravenosas.

Não houve diferença significativa entre os dois grupos em todos os parâmetros pesquisados. Conclusões - Tanto o midazolam isoladamente, quanto a associação midazolam-fentanil, em pequenas doses, mostraram-se eficientes na sedação dos pacientes para cirurgia oftálmica.

Tyler Sanders, um ator adolescente com papéis em grandes programas, como "9-1-1: Lone Star" e "Fear the Walking Dead", morreu dos efeitos do fentanil, de acordo com o relatório da autópsia.

Como usar o Fentanil? Fentanil® pode ser administrado por via epidural, intramuscular ou intravenosa, dependendo da indicação. A solução injetável não deve ser misturada com outros produtos. Se desejado, Fentanil® pode ser misturado ao cloreto de sódio ou glicose para infusões intravenosas.