Pode misturar luz quente e fria?

Perguntado por: obrites . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

A mistura cai bem. Mas atenção: apesar dos termos “luz quente” e “luz fria”, ambas têm a mesma temperatura e não influenciam no ambiente. Elas também não têm diferença no consumo de energia.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Mas você pode misturar os 2 tipos de luz e tirar proveito do que elas tem de melhor. Use luz fria ou neutra (4.000 a 4.500 K) na iluminação geral (pontos de luz no teto) e luz quente nos pontos de luz secundários, como luminárias de mesa e de piso.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

Combine luminárias
Utilizando um mesmo ponto de luz, é possível combinar diferentes luminárias e surpreender no ambiente. Simplesmente adicione o item no mesmo local onde outra já se encontra, mas cuidado: elas não podem ser completamente diferentes, e também não precisam ser iguais.

A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada - ou seja, o tipo dela.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia.

Luz quente e fria no mesmo ambiente
Muitas vezes é necessário criar ambientes que sejam mais versáteis, que você possa trabalhar nele, mas ao mesmo tempo tirar um tempo para relaxar e descansar. A melhor opção para fazer isso é mesclar a luz quente e fria no mesmo ambiente.

Luz branca quente (luz amarela)
Como pode ajudar a criar um ambiente mais sociável e intimista, ela é indicada para quartos, salas de estar e qualquer outro cômodo reservado para o relaxamento ou lazer. Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3500K.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Tanto a luz quente como a luz fria podem ser usadas na iluminação de cozinha.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Ilumine dentro do box do banheiro
Por exemplo, você pode usar uma lâmpada fria no centro, atendendo a funcionalidade mais simples de iluminar o banho, e lâmpadas quentes ao redor, criando uma atmosfera de relaxamento. Os spots são uma das principais formas de iluminar dentro do box.

Outras dicas para iluminação de espelho de banheiro
O ideal é que seja entre 3000k, que é amarela, e 4000k, que é o branco neutro.

Iluminação dentro do box
É preciso tomar cuidado com o tipo de luminária a ser usada no box. Ela deve ser clara o suficiente para realizar a higiene pessoal e não pode deixar de ser aconchegante. Por isso, nesse espaço é recomendado o uso de luminárias tipo painel de LED, seja de embutir ou de sobrepor.