Pode misturar hipoclorito com detergente?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Qualquer outro produtos de limpeza como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados à água sanitária. A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos. Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer.

Alvejante com cloro + vinagre
A “união” desses itens produz alguns vapores tóxicos. Eles causam queimaduras nos olhos e problemas graves nos pulmões ao serem inalados.

Existem, sim, algumas misturas de produtos de limpeza que são úteis e inofensivas. Por exemplo, a combinação entre amaciante e álcool. Com eles, você pode fazer um aromatizador de roupas e ambientes! Já o detergente neutro misturado com o álcool têm um alto potencial de higienização.

Qualquer outro produtos de limpeza como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados à água sanitária. A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos. Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer.

A água sanitária é um abrasivo muito forte e, por si só, já é um produto inflamável. Quando misturada com o álcool, ela consegue causar uma reação química altamente tóxica.

Tudo que você precisa fazer é misturar 1/2 xícara de vinagre branco de álcool no seu detergente. Misture bem, para que o detergente fique bem integrado ao vinagre (lembre-se de misturar de vez em quando, principalmente se os dois ingredientes se separarem).

Sabão em pó
Erro comum: misturar o produto com água sanitária é altamente perigoso, pois pode formar uma fumaça tóxica. Além disso, o sabão em pó é bastante utilizado na lavagem de pisos, o que é contraindicado, já que o material causa corrosão nos revestimentos.

A água sanitária
Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.

A fórmula é: Adicione uma porção de vinagre para duas de água; Pegue a mistura e coloque um pouco de detergente, cerca de algumas gotas – pode ir por olho mesmo, apenas tomando cuidado para não acrescentar muito; Misture novamente e depois coloque em um borrifador ou em um recipiente prático para limpar.

Pois é, se você costuma misturar água sanitária e sabão em pó na limpeza, essa pode ser a explicação. Combinados, os dois produtos resultam em clorofórmio (aquela substância que vemos nos filmes usada em lenço para apagar o mocinho), o que pode causar esses sintomas.

Confira a lista com algumas das principais misturas mais perigosas: Água sanitária e álcool em gel. Vinagre e água sanitária. Água sanitária e água oxigenada.

Misturar bicarbonato com detergente resulta em um excelente removedor de manchas em roupas. Apesar de ser eficaz, a mistura não funciona com todos os tipos de manchas. Saber a origem da mancha é essencial para conseguir removê-la. É necessário tomar alguns cuidados para evitar que a mistura danifique o tecido.

Já o detergente Alcalino Clorado consiste em um produto químico concentrado, especialmente desenvolvido para limpeza de superfícies em geral. Contém cloro em sua composição, possui poder alvejante, desta forma, o seu poder de limpeza é maior do que os outros detergentes comuns.

Geralmente os detergentes para lava-louças contém cloro em sua fórmula, e o cloro oxida o alumínio, deixando manchas.

Para fazer água sanitária com soda cáustica, você vai precisar de duas colheres de etanol (álcool 98%), uma colher de soda caustica e dois litros de água. Com cuidado, acrescente a soda cáustica a água, misture o álcool e se quiser, acrescente alguma essência para dar cheiro ao produto.