Pode misturar gesso na massa de cimento?

Perguntado por: osales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento. A mistura também proporciona rapidez na aplicação, economia de tempo e um bom acabamento da parede.

Pode ser misturado argamassa de porcelanato com massa acrílica em teto de gesso, com o intuito de facilitar o nivelamento e secagem? Foi utilizado essa técnica no intuito de acelerar o processo de secagem do teto de gesso e ajudar no melhor acabamento.

A cal é misturada ao gesso úmido através de pás (5) e espalhada em pátios cobertos por um período que vai de 1 a 10 dias, ou, acondicionado em silos que são carregados com dosadores (6), onde a mistura fica pelo tempo que for necessário à secagem do gesso.

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

Degradação do reboco
É esse ditado que provavelmente está causando a degradação no reboco das suas paredes. Isso acontece porque produtos de baixa qualidade ou curto tempo de vida útil podem causar uma degradação mais rápida do reboco, dando a impressão de que ele está “esfarelando ao toque”.

O sulfato de cálcio na forma de gipsita é adicionado ao clínquer para controlar as reações iniciais da água com os aluminatos e prevenir a pega imediata(5). Sendo que, grande quantidade de SO3 reage durante os primeiros minutos após a mistura do cimento Portland com a água(6).

Afinal, qual é o mais barato: o gesso ou reboco? Quando comparado ao reboco, o custo final do gesso é bem menor. Além de ser um processo mais rápido, ele não requer tanta mão de obra. A aplicação de gesso também economiza material e exige menos etapas de execução.

Para paredes externas, muros, áreas de cozinha, de serviço ou banheiro, o reboco é o material mais indicado, pela maior resistência a umidade. Já o gesso é indicado para sancas, pequenos acabamentos, paredes internas de apartamento (que são menos propício a ação da água) e para isolamento acústico!

Para alguns revestimentos, o gesso é pré-misturado à base de cimento para criar uma base. Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento.

Não há dúvidas de que a aplicação de gesso é muito mais veloz se comparada à massa corrida — até porque o material poderá ser aplicado diretamente sobre a alvenaria, sem a necessidade de reboco. Portanto, se você tem urgência na obra, essa pode ser a melhor opção.

Depois da cura da argamassa, é possível fazer a aplicação do gesso sobre a parede. Após todo o processo de nivelamento e regularização da superfície e, após aguardar o período ideal para a cura da argamassa, a superfície precisa estar bem limpa.

Conforme mostrado na tabela acima, o gesso e o calcário apresentam grandes diferenças, e por isso, um insumo não pode ser substituído pelo outro. O calcário é um corretivo do solo, ou seja, ele corrige o pH do solo, já o gesso, é um condicionador de solo.

certo. Lembrando que o calcário para que ele tem uma boa reação você precisa tá fazendo incorporação dele no solo né então incorporada e 500 um ponto porque o gesso. não há necessidade de incorporação então se você coloca o calcário gesso junto você vai encontrar o calcário sendo comprar o gesso junto.

O gesso agrícola é responsável pela melhora significativa do ambiente radicular em profundidade para as plantas, sua composição apresenta em média 15% de Enxofre (S) e 18% de Cálcio (Ca) (Embrapa).