Pode misturar gasolina velha com nova?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Saber se pode misturar gasolina comum com aditivada é uma grande dúvida entre os motoristas - e, sim, é possível fazer isso sem causar problemas para o carro.

Se a gasolina estiver ficando mais escura, significa que algum tipo de reação ou degradação está ocorrendo. Nesse caso, o mais seguro é trocar o combustível”.

Como tal podem ser misturados dentro do mesmo tanque pois isto não causará qualquer dano ao seu motor. Há, inclusive, quem opte por abastecer sempre com uma mistura dos dois tipos de combustível, pois defende que deste modo terá um equilibro perfeito entre performance e poupança de motor.

De acordo com especialistas, o prazo médio para utilização da gasolina que está no tanque de combustível do carro é de três meses. — Dentro desse período, a gasolina mantém suas propriedades e não se degrada no tanque. Com sua fórmula perfeita, ela pode ser usada sem problemas.

6 meses

Ela deve resistir à indução de oxigênio por, no mínimo, 6 horas. Essa avaliação comprova que a gasolina pode ficar estocada no posto de combustível por até 6 meses. O prazo de validade da gasolina dentro do tanque do carro é diferente daquele estabelecido para os postos de combustível.

É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.

5 dias de 3 a 5 dias no máximo o correto é você misturar o que você vai usar.

A durabilidade média da gasolina comum, em tanques de postos de combustível, em boas condições de armazenagem (sem infiltrações e contaminações) pode chegar a 6 meses. Para a gasolina aditivada esse tempo pode ser superior a 10 ou 12 meses, sob as mesmas condições de armazenagem anteriores.

Como limpar gasolina ruim? Uma vez abastecido, não é possível limpar o combustível dentro do tanque. O necessário a se fazer é ir até um mecânico de confiança e solicitar a retirada do combustível adulterado.

O que degrada o combustível é o calor e a ação direta de raios solares e isso acontece mais quando o carro fica exposto ao sol. Mas mesmo assim um ou dois meses é muito pouco pra surtir algum efeito”, explica Rafael Serralvo, engenheiro mecânico especialista em motores a combustão.

O principal sintoma é a perda de potência do motor, em casos graves de adulteração. O carro engasga, perde a marcha-lenta, fica fraco nas arrancadas e subidas. Por isso, é importante sempre estar atento ao comportamento do carro antes e depois de abastecer em um posto que você ainda não conheça bem.

etanol

Capacidade de corrosão
O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

E não é necessário esperar um combustível acabar para colocar do outro. Se o carro for zero km, você pode abastecer da forma como lhe convir. No entanto, há especialistas advertem que a mudança brusca de combustível pode causar alguns problemas no motor do veículo.

etanol

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Armazenar combustível em galões impróprios ou em garrafas pets é ilegal e causa riscos de explosões, afirma o major Leonardo Mendes, do Corpo de Bombeiros. "O principal risco do armazenamento doméstico é justamente em razão do recipiente não ser o apropriado para que isso aconteça.

etanol

O etanol tem o maior prazo de validade
O etanol, no entanto, quando armazenado de maneira adequada, dura cerca de um ano. Isso o torna o combustível que mais dura no tanque apesar de ser o menos eficiente da nossa tríade.

De acordo com Eduardo Buarque de Alcazar, analista de Marcas e Produtos Sênior da BR Distribuidora, não existe um prazo formal de validade para a gasolina, o etanol ou o diesel. “Porém, é usual considerar-se três meses como prazo seguro para a gasolina ser usada após o último abastecimento”, esclarece Alcazar.

Garrafas pet e de água não são aceitas pelos postos. Reservatório deve ter certificação e só pode ser usado para combustível. Muita gente tem procurado postos de combustível com garrafas e galões para abastecer o veículo.

É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.