Pode misturar fundo preparador na tinta?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Resposta: Sim, porém eu recomendo que você utilize as 2 tintas do mesmo fabricante e que tenha certeza que o fabricante recomenda a aplicação de uma tinta sobre a outra.

Sim, se a tinta antiga apresentar calcificação, bolhas ou descascamentos. Porém, caso a tinta esteja em perfeitas condições, o fundo pode ser dispensado.

10% – Diluir 10 partes de fundo preparador para 1 parte de água potável. Reboco fraco ou áreas que apresentam baixa coesão, aplicar sem diluição.

O selador deve ser aplicado antes da primeira pintura, em paredes novas, ou em paredes reformadas que não estejam soltando grãos ou pó. Mas ele também precisa respeitar o tempo de cura do reboco, que é de aproximadamente 28 dias.

O selador é capaz de realizar o preenchimento dos “poros” da superfície que será pintada, resultando em uma pintura final uniforme, com acabamento perfeito; O fundo preparador cria uma proteção, barrando a alcalinidade, proporcionando uma extraordinária aderência, entre outros aspectos.

O fundo preparador de pintura ajuda a vedar e proteger a superfície que será pintada aglutinando partículas soltas, fazendo com que a tinta tenha uma aderência melhor na parede, evitando que partículas penetrem no local durante a pintura.

O selador deve ser utilizado em paredes novas, com a finalidade de preencher os poros da superfície visando à sua uniformização e proporcionando economia de material.

Final: 4 horas. É a evolução dos fundos preparadores, sua exclusiva fórmula base água, proporciona grande poder de penetração com fácil aplicação, proporciona ótima aderência para os acabamentos.

Descrição técnica

Demãos :2 a 3 demãos
Embalagem :Galão 3,6 L Balde 18 L
Rendimento :3,6 L: Até 55 m² por demão 18 L: Até 275 m² por demão
Secagem :Ao toque: 1 hora Entre demãos: 4 horas Final: 4 horas
Aplicação Diluição :Utilizar pincel, rolo de lã, trincha ou pistola Pronto para uso

incolor

O fundo preparador é de parede é uma base liquida e incolor , que deve ser aplicado em superfícies desagregadas ou calcinadas .

Feito isso, é hora de pensar na diluição do fundo preparador, que pode ser feita com água potável. No caso de superfícies de gesso, o recomendado é diluir o produto com 10% ou 100% de água. Já para os demais materiais, dilua com 10% ou 20%. A aplicação pode ser feita com rolo de lã ou pincel.

É sim possível passar fundo preparador, mas é sempre preciso entender como está a sua situação. Isso pois é um produto com propriedades similares à dos seladores, que, dependendo do caso, podem acabar sendo a melhor opção.

Fundo preparador e massa corrida não são, necessariamente, itens que se excluem. Você pode usar na sua obra apenas um deles ou mesmo os dois juntos.

Compre um aditivo para a tinta.

  1. Misture o aditivo e a tinta em mesma medida.
  2. Mexa a tinta e teste a espessura em um pedaço de papel.
  3. Seque o pedaço de papel e observe a cor e a espessura da sua pincelada.
  4. Acrescente mais do aditivo se quiser que a tinta fique mais espessa.

Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme.

Uma dica muito usada para conferir o efeito de textura nos ambientes, sem gastar muito com isso, é o mix de massa corrida e tinta. Nestes casos, é comum misturar tinta látex e massa corrida, conseguindo o efeito fake de acabamento de paredes de pedra, por exemplo.