Pode misturar anti-inflamatórios?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Para quem a combinação de anti-inflamatório com aspirina, as chances de uma irritação na parede gástrica são grandes. Mas não só isso: ela pode evoluir para uma gastrite mais tarde.

As drogas anti-inflamatórias não esteroidais podem mascarar a febre relacionada a uma infecção bacteriana. O uso de outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) durante o tratamento com nimesulida não é recomendado. O uso associado aos analgésicos deve ser sob a orientação de um profissional de saúde.

O problema é que, em algum momento, a pessoa faz uso também de outro medicamento para um problema agudo, como dor de cabeça ou cólica. Muitos dos medicamentos considerados inofensivos, como analgésicos e anti-inflamatórios, podem ser fatais quando combinados com outras substâncias.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Anti-inflamatórios: a bebida aumenta a eliminação do medicamento pelo corpo, o que acarreta em diminuição do efeito do medicamento. Pode haver uma sobrecarga do fígado já que a bebida e o medicamento vão ser metabolizados no órgão.

Anti-inflamatórios:
Associado a anti-inflamatórios, o álcool aumenta a eliminação do medicamento pelo corpo, diminuindo o efeito. Pode gerar sobrecarga no fígado, risco de úlcera gástrica e sangramentos. Se combinado com a Aspirina (AAS), aumenta os efeitos do álcool no organismo.

O Ibuprofeno
pode anular a ação antiplaquetária de: ácido acetilsalicílico. pode aumentar o risco de efeitos adversos gastrintestinais com: álcool; corticosteroide; bifosfonato; ácido acetilsalicílico e outro anti-inflamatório não esteroide. pode aumentar o risco de efeitos adversos renais com: ciclosporina.

Tomar remédios diferentes ao mesmo tempo pode causar problemas à saúde | EBC Rádios.

Vale lembrar que, embora os medicamentos sejam muito benéficos, podem causar efeitos adversos (sintomas desagradáveis), que variam de pessoa para pessoa. Assim, ao consumir vários medicamentos diferentes, também se aumenta a chance de ocorrer algum efeito adverso.

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

O uso concomitante de outros anti-inflamatórios não esteroidais durante a terapia com Nimesulida não é recomendado. A administração concomitante com drogas hepatotóxicas conhecidas e abuso de álcool, devem ser evitados durante o tratamento com Nimesulida, uma vez que podem aumentar o risco de reações hepáticas.

A combinação pode ser responsável por retenção de líquidos, inchaço, aumento de pressão e até formação de úlceras e sangramentos.

A dose para tratar dores de origem inflamatórias é de 400 a 800 mg de até 6 em 6 horas. Nos casos de febre, a dose recomendada é de 200 mg a cada 4 horas.

Evite o uso prolongado do medicamento, especialmente se você tem gastrite ou úlcera. O tempo máximo de consumo é de 5 dias. A exceção é a indicação médica de uso prolongado. Caso não haja melhora do sintoma, é preciso investigar.

Em algumas ocasiões, como gripe ou outros casos, pode ser recomendável tomar os dois medicamentos. Você deve tomar uma dose de ibuprofeno e combinar a cada 8 horas (ou até 6 horas) com um paracetamol. Essa combinação não tem efeitos colaterais e não neutraliza os efeitos da outra.

Os anti-inflamatórios tópicos (AINEs) são seguros e eficazes para o alívio da dor musculoesquelética em adultos, sendo utilizado para tratamento de dores agudas e crônicas. Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam.

Anti-inflamatório/Relaxante Muscular (12)

  • Beserol (2)
  • Infralax (2)
  • Mioflex (2)
  • Tandriflan (1)
  • Tandrilax (2)
  • Torsilax (2)
  • Trimusk (1)

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

Como desinflamar o corpo

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.