Pode misturar álcool e gasolina no motor flex?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 30 de maio de 2023
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Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.

De acordo com o que podemos encontrar em várias matérias veiculadas, se você colocar álcool em veículo a gasolina, o motor sofrerá danos que o levarão a falhas e determinarão o fim de sua vida útil em pouco tempo. Há, ainda, o desempenho do motor, que deve ser adequado ao processo de queima do combustível.

E não é necessário esperar um combustível acabar para colocar do outro. Se o carro for zero km, você pode abastecer da forma como lhe convir. No entanto, há especialistas advertem que a mudança brusca de combustível pode causar alguns problemas no motor do veículo.

etanol

Portanto, no que diz respeito ao desempenho do carro flex, não tenha dúvida, pois a melhor opção é mesmo o etanol. Mas, prepare-se para pagar um pouco mais por isso, pois, por menor que seja o preço do etanol em relação à gasolina, você sempre vai pagar um pouco mais pelo quilômetro rodado.

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

A recomendação dos especialistas é que, ao trocar de um combustível para o outro, deve-se rodar cerca de 5 quilômetros antes de desligar o motor. Assim, quando for dar a partida, a central já saberá com que combustível está lidando.

Porque etanol dá mais potência? Isso acontece porque o etanol suporta bem a compressão – essa taxa é uma relação entre o volume do cilindro e a câmara de combustão, que indica o espaço que a mistura ar-combustível pode ocupar quando o pistão está embaixo e quando está em cima.

Os motores Flex foram desenvolvido para trabalhar com qualquer um dos dois combustíveis, inclusive pode-se misturar os dois no tanque em qualquer proporção. Então de forma bem curta e rápida podemos dizer, não tem problema algum.

"O etanol melhora a característica da gasolina, dando uma melhor octanagem, resistindo a uma compressão maior. Na prática, isso significa que adicionar etanol em uma gasolina mais simples transforma o produto final em um combustível de qualidade. O que também reduz o preço", explica o especialista.

Em casos emergenciais, e apenas em carros com motor flex (carros a gasolina ou diesel não podem receber álcool), pode-se usar álcool de farmácia com teor GL superior a 90º GL. Entretanto, álcool de supermercado e bebidas alcoólicas não devem ser usados, pois podem causar danos ao motor.

Na grande maioria dos veículos, o sistema flex não reconhece combustível presente dentro do tanque: a identificação ocorre após a queima. O componente que faz essa leitura chama-se sonda Lambda, ou sensor de oxigênio, e fica posicionado no escapamento, perto do motor.

E, seguindo a mesma analogia, o que determina a longevidade e a, digamos, qualidade de vida de um motor mais rodado é basicamente sua trajetória. Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km.

Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.

Vou repetir pela milésima vez: o carro flex foi projetado para receber qualquer combustível, seja ele etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. O motorista pode colocar 20% ou 30% de gasolina no etanol, ou vice-versa, tanto faz.