Pode mexer no dente inflamado?

Perguntado por: amatos4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Pode sim. A extração do dente é indicada mesmo quando existe inflamação ou infecção, pois somente com sua remoção iremos eliminar a causa. Para esses casos, o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios prévios à cirurgia são indicados.

Se você está com um dente doendo muito, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. Porém, para quem não tem um plano odontológico, o único caminho é buscar um hospital comum. Nesse caso, o problema será apenas amenizado, não tratado.

Perigos. Além de tudo, o dente inflamado provém de uma série de infecções que ameaçam a integridade dos dentes e, em casos mais graves, da saúde de todo o corpo. Por isso, em determinadas situações, a infecção pode entrar na corrente sanguínea e se espalhar pelo corpo.

Ibuprofeno e Naproxeno: São eficazes em casos de dor e inflamação após tratamentos de canal, pois atuam como analgésicos e anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol: Esses analgésicos podem ser úteis em casos de dor de dente causada por sensibilidade dentária, como exposição da raiz ou retração gengival.

O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista.

Coloque compressas frias ou quentes próxima a região
Se a dor de dente for latejante e a sensação estiver se estendendo pelo restante do rosto, o mais indicado é realizar uma compressa com água quente.

O dente latejando vai muito além de um mero incômodo e pode acbar prejudicando a rotina, pois é um sintoma que está associado à inflamação do nervo dentário (pulpite). Essa estrutura é a parte mais interna e sensível do dente, sendo composta por vasos sanguíneos e nervos que fortalecem a arcada dentária.

Dor de dente: ibuprofeno e paracetamol são os mais eficazes O ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroides sozinhos ou em combinação com paracetamol são melhores para aliviar a dor de dente, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Case Western Reserve, nos ...

Ele precisa de 15 a 30 minutos para agir. O alívio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

Bochechar água morna com sal
Água morna com sal é um ótimo remédio caseiro para dor de dente por conta de ser um extraordinário antisséptico natural e seu preparo é extremamente simples. Desse modo, ele também pode ser usado quando o paciente desconfiar de algum tipo de infecção no dente.

O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente. O dentista em geral solicita um raio-X para verificar se o abscesso causou alguma lesão óssea .

O gelo é outra opção para quem deseja aliviar a dor de um dente inflamado e o inchaço pós cirúrgico. Ele pode ser utilizado de duas formas. Você tem a opção de usar uma compressa gelada próxima ao local da dor ou, ainda, de chupar uma pedra de gelo.

Para tratar o dente latejando, você pode tomar dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco sódico, ácido acetilsalicílico etc. Para passar no dente pulsando, você pode optar pela benzocaína ou lidocaína, por exemplo.

Quanto tempo leva para desinflamar um dente extraído? O dente extraído pode levar até 5 dias para desinchar completamente. Entretanto, esse período irá depender de cada caso.

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.