Pode mexer com o celular carregando e com fone de ouvido?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Fizemos uma lista de dicas importantes para evitar os perigos de jogar no celular ligado na tomada que podem salvar seu aparelho e até mesmo vidas, confira: Não use fones de ouvido enquanto carrega o aparelho. Não jogue no aparelho carregando durante tempestades ou chuvas fortes.

Mito - Você não corre riscos em utilizar o smartphone enquanto a bateria carrega, desde que o cabo e o carregador sejam originais ou de marcas de boa qualidade, compatíveis com o aparelho. Por outro lado, essa prática vai fazer o carregamento demorar mais e o celular também vai esquentar mais.

para você não fazer isso porque. porque você só vai estragar o seu fone de ouvido por que não vai funcionar para carregar o teu celular.

O suor estraga os fones de ouvido a longo prazo. Isso porque essa secreção tem sal e o líquido vai danificando os componentes internos dos fones, caso eles não tenham proteção.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

Não abuse do tempo de uso
Por isso, o ideal é usar fones de ouvido no máximo uma hora por dia, segundo a OMS.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Falso: dormir com o telefone perto da cabeça não é prejudicial ao cérebro. Se muita gente aconselha a não dormir com o celular perto da cabeça, seria porque as ondas são mais emitidas à noite pelos smartphones e atrapalham nosso cérebro.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Os fabricantes de smartphones recomendam que o usuário nunca deixe o aparelho chegar a 0% de bateria e, só assim, fazer a recarga. O recomendável é colocar o celular para carregar antes que ele atinja uma porcentagem inferior a 20% de bateria.

Faz mal colocar o celular pra carregar em 50%? Mito. Para contextualizar: toda bateria tem um limite de ciclos, ou seja, cargas totais, de 100% a 0%. Após esse limite de ciclos, a bateria normalmente cai em performance e pode precisar ser trocada.

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

Mas dentro de uma média é possível afirmar que um fone de ouvido bluetooth leva cerca de 2 a 3 horas normalmente. E a primeira recarga é aconselhável que tenha uma duração de aproximadamente 4 horas.

Há alguns sinais reveladores que podem ser usados para determinar porque o seu telefone está se aquecendo. Primeiro, o aquecimento pode ser causado por falha no hardware, mas também devido a falhas de software. Há três áreas principais no telefone que geram calor: a bateria, a CPU e a tela.

De acordo com Viviane Ribeiro, usar fones de ouvido em volumes elevados e por períodos prolongados pode causar danos à audição. Isso ocorre devido à exposição excessiva ao som, o que pode levar à perda auditiva temporária ou mesmo permanente.