Pode menstruar aos 8 anos?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

No Brasil, a média de idade da menarca é em torno dos 12 anos, em um período de transição entre a infância e a adolescência. Entretanto, a menstruação precoce também é uma realidade de muitas meninas na infância, que podem passar por esse momento ainda aos 8 ou 9 anos de vida.

A idade em que a primeira menstruação pode ocorrer está entre o período de 9 a 15 anos, variando de organismo para organismo. "Só chamamos de precoce quando acontece antes dos 9 anos.

As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...

A puberdade precoce é a maturação sexual que começa antes da idade média. A causa da puberdade precoce é frequentemente desconhecida, mas ela pode ser causada por anomalias estruturais ou tumores no cérebro. Os sintomas incluem um estirão de crescimento precoce e o desenvolvimento precoce de pelos púbicos e nas axilas.

Na maior parte das vezes os primeiros dias são de fluxo mais intenso e cor vermelha, indicando maior quantidade de sangue. Isso se ameniza até o fim da menstruação, quando ela aparenta mais como uma borra de café no absorvente ou coletor menstrual.

Geralmente, a primeira menstruação chega entre 10 e 15 anos de idade. Não há data certa para tal evento, uma vez que cada corpo tem o próprio tempo de evolução e amadurecimento. Além disso, há alguns fatores que podem contribuir para a menarca mais cedo, ou mais tarde, dentro dessa faixa etária.

Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito.

Como é feito o tratamento? O tratamento depende da causa. Na puberdade periférica, ele pode ser feito com medicamentos ou com cirurgia, especialmente nos casos de tumores. A puberdade precoce central, dependente de gonadotrofinas, é tratada com medicamentos.

“Quando não tratada, a puberdade precoce pode trazer prejuízos para a estatura, devido ao avanço da idade óssea, e danos psicológicos importantes”, complementa a médica Sofia Aragão. Além de prejuízos emocionais, a puberdade precoce pode acarretar outros problemas.

Sinais e sintomas da puberdade precoce
As alterações físicas são tipicamente aquelas da puberdade normal para uma criança desse sexo, com excepção da idade de início. Em meninas, as mamas se desenvolvem e aparecem pelos pubianos, pelos axilares ou ambos. Meninas podem começar a menstruar.

As fases da puberdade no corpo feminino

  • 1 – Crescimento Acelerado. ...
  • 2 – Desenvolvimento dos Seios. ...
  • 3 – Curvas pelo Corpo. ...
  • 4 – Surgimento dos Pelos. ...
  • 5 – Suando em Bicas. ...
  • 6 – Desenvolvimento dos Órgãos Genitais. ...
  • 7 – Secreção e Menstruação.

Portanto, oferecer uma alimentação hipercalórica e rica em carboidratos refinados, gorduras saturadas e alimentos industrializados pode ser mais determinante para o desenvolvimento da puberdade precoce do que o consumo de frango ou soja.

A investigação diagnóstica começa com as dosagens dos níveis basais de LH, FSH, sulfato de de-hidroepiandrosterona e estradiol, nas meninas, ou de testosterona, nos meninos, seguidas de radiografia para determinação de idade óssea e ultrassonografia pélvica (somente para o sexo feminino).

Considera-se menarca precoce aquela que ocorre fora da faixa normal e saudável, que é de 11 anos. Já a puberdade precoce também é uma preocupação quando acontece antes dos 9 anos. Ambas estão ligadas a uma exposição prematura a níveis elevados de um hormônio feminino chamado estradiol.

Após menstruar pela primeira vez, é interessante ia a ginecologista para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Nessa consulta, a médica costuma fazer perguntas sobre a menstruação, dar orientações sobre higiene íntima, explicar o ciclo menstrual e sexualidade.