Pode medir a pressão duas vezes seguidas?

Perguntado por: ulancastre5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Recomenda-se medir a pressão duas vezes no mesmo braço, com intervalo de 1 a 2 minutos entre as medidas.

A hipertensão é uma doença crônica e silenciosa, responsável pelo aumento do risco de AVC e ataques cardíacos. Quem sofre da doença e tem o hábito de medir a pressão em casa,é importante medi-la com freqüência, de 2 a 4 vezes por dia ou pelo menos uma vez por semana, ou de acordo com orientação médica.

Segundo o livro de semiologia do Porto, o braço esquerdo é classicamente usado para aferir a pressão arterial.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

É importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Quem já sofre da doença tem de fazê-lo com maior frequência, de acordo com orientação médica.

Muitas vezes, os sinais aparecem apenas quando já houve comprometimento de órgãos ou quando a pressão chega a níveis elevados, como 180/110 mmHg, o que é um valor extremamente perigoso.

Esses valores não são normais - na verdade são bastante sugestivos que seu irmão tenha hipertensão. Ele deve ser diagnosticado, tratado e acompanhado adequadamente para que normalize seus níveis pressóricos e assim diminua seu risco cardíaco.

Quais os sintomas da pressão alta? Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Um detalhe que requer alerta é que a hipertensão geralmente é silenciosa.

Agora, a SBD define que pessoas com pressão de 13x8 já devem ser acompanhadas pelo médico e, se necessário, adotar mudanças de estilo de vida para evitar a hipertensão.

É considerado pressão alta. Deve passar por uma avaliação médica para diagnostico.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

A pressão alta (ou hipertensão arterial) é determinada pela pressão acima de 14x9. A doença é silenciosa na maior parte dos casos, e causa uma pressão acima do normal exercida pelo sangue sobre a parede das artérias.

Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado. Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão.

O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.