Pode matar jibóia?

Perguntado por: mprates7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

É venenosa? Com a sua fama, é muito comum imaginar que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não! Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno. Sendo assim, o animal não oferece riscos a seres humanos.

Autorização para a criação de cobras
Desde 1997, o Ibama permite a criação de cobras não peçonhentas como animal de estimação.

"A jiboia atrai todo tipo de animal, é gente, é tudo. Ela atrai que o homem não a enxerga. Quanto mais velha, mais atraente fica.

O corte deve ser feito na base do caule da jiboia, conforme a imagem.

Se regar demais, a Jibóia também não vai achar muito legal. Ela começa a ficar com manchas escuras, molenga e a se desfazer, como se estivesse apodrecendo. Se isso acontecer, diminui a rega de imediato e fica de olho na terra. Só precisa regar a Jibóia quando a terra secar.

Esta planta pode criar um desequilíbrio energético importante pois absorve muito, tanto energias positivas como negativas, o que pode resultar em um estado de cansaço físico e mental nos habitantes. Se adora a jiboia, tente não ter mais de 3 e coloque-as sempre perto de portas e janelas.

Diferente do cachorro, a cobra não brinca de morder, seus dentes são sensíveis e podem se quebrar. Se acontecer de quebrar os dentes ao morder, basta retirá-los da pele com uma pinça e higienizar bem o local. Não se assuste: por serem superficiais, os dentes da jiboia se quebram com facilidade.

Com a sua fama, é muito comum imaginar que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não! Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno. Sendo assim, o animal não oferece riscos a seres humanos.

Matar a cobra não é uma boa ideia. Primeiro, porque é crime ambiental. Segundo porque o animal tem uma importante função ecológica, atuando no controle da população de roedores. Terceiro, porque partir para o confronto com um predador evoluído e dotado de presas que inoculam veneno mortal pode ser bem arriscado.

Acrescentar à Lei 9.605/98 a seguinte previsão: pena de 15 anos de RECLUSÃO e multa de 40 salários-mínimos para quem MATAR, CAUSAR MAUS-TRATOS, perseguir, apanhar, traficar, vender, utilizar e caçar animais, INCLUÍDOS OS ANIMAIS DOMÉSTICOS.

Segundo o biólogo Tiago Lima, sócio-diretor da Jiboias do Brasil, a lei brasileira permite que apenas duas espécies sejam liberadas para o comércio: a jiboia arco-íris e a jiboia comum. O preço pode variar de R$ 2 mil a R$ 5 mil. Porém, ele garante que o valor investido compensa.

A jibóia é uma das plantas para quarto que faz toda a diferença no ambiente. Ela não precisa de muita terra, cresce muito rápido e ajuda na purificação do ar. Além de ficar ótima em vasos suspensos, a jibóia deve ficar em uma altura onde animais não entrem em contato com ela devido a sua toxicidade!

Por ser uma planta pendente, a jiboia é excelente para decorar o espaço. Pense, por exemplo, em uma prateleira no alto com ela caindo no canto! Um charme! Só atente-se a uma coisa: a posição que bate sol, pois ela precisa de luz para ficar bonita e saudável.

A planta de dinheiro também é conhecido como jibóia. De acordo com o feng shui, esta planta produz um fluxo de energia positiva que atrai boa sorte e fortuna. É por isso que é recomendado colocar esta planta dentro da casa, em vez do jardim.

Há quem prefira fazer isso usando água; dizem até que ela cresce mais rápido assim. Assim que você cortar o galho da jiboia-mãe, coloque-o num vaso com água limpa. Não precisa ser muita água, só o suficiente para cobrir as raízes.

Planta jiboia: significado
Ela é responsável por proteger o seu lar contra energias negativas. Por isso, quem adora plantinhas com significados deve apostar nessa espécie sem erro!