Pode mastigar a hóstia consagrada?
Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário comê-lo.
Quando não pode comer a hóstia?
Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).
Quando se pode comer a hóstia?
No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.
O que fazer depois de comer a hóstia?
Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças.
Para que serve comer a hóstia?
A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. Um dos sete sacramentos, a eucaristia ou comunhão é o ato de recebimento da hóstia consagrada, o símbolo do corpo de Cristo.
Pode receber a hóstia na boca?
Que comungar na boca é mais perfeito, é evidente, pois evita muitas possibilidades de sacrilégio, pela perda de partículas consagradas, já que Nosso Senhor está inteira e realmente presente, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, em qualquer partícula da Hóstia Consagrada.
O que dizer antes de pegar a hóstia?
Deve levar em consideração que, se estiver de pé, precisa fazer um sinal de reverência antes de receber a Hóstia. Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém".
O que precisa para comer a hóstia?
Assim, a Igreja ensina que há dois requisitos básicos que os católicos devem cumprir para receber dignamente a sagrada Comunhão:
- Estar em estado de graça. Estar em “estado de graça” significa estar livre do pecado mortal. ...
- Observar o jejum eucarístico.
É preciso se confessar para comungar?
A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar.
O que é pecado mortal para a Igreja Católica?
1858. A matéria grave é precisada pelos dez Mandamentos, segundo a resposta que Jesus deu ao jovem rico: «Não mates, não cometas adultério, não furtes, não levantes falsos testemunhos, não cometas fraudes, honra pai e mãe» (Mc 10, 18). A gravidade dos pecados é maior ou menor: um homicídio é mais grave que um roubo.
O que a Bíblia diz sobre comungar?
Primeiro, com Deus, acima de tudo, viver uma profunda comunhão com Ele! Quem tem comunhão com Deus não semeia discórdia, separação e desunião. Quem tem comunhão com Deus rende-se ao Seu Espírito, é ele quem semeia, constrói e edifica a nossa unidade no corpo de Deus.
Pode comer antes de comungar?
“§ 1. Quem vai receber a santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, excepto água ou remédios.
O que devemos fazer para comungar bem?
COMUNGAR BEM
- As mãos estão posicionadas de forma errada. ...
- Assim deve-se fazer como ilustra a imagem. ...
- Nunca se deve comungar só com uma mão. ...
- Não se deve agarrar o Senhor como quem o vai roubar das mãos do Ministro da Comunhão. ...
- Pode-se comungar na boca também.
Porque quem não é casado não pode comungar?
“Por exemplo, não é adequado um casal sem o Sacramento do matrimônio compor a Pastoral da Catequese. O mesmo ocorre com o Sacramento da Eucaristia. Para receber dignamente o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, não se pode estar em pecado grave.
Pode comungar sentado?
Comungar é Cristo no meu coração e eu no coração de Cristo. Na comunhão, eu comungo Cristo e Cristo me comunga. Para que isso aconteça, é preciso que estejamos em estado de graça. A forma de comungar, em pé, ajoelhado, sentado, deitado numa cama, tanto faz.