Pode mastigar a hóstia consagrada?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário comê-lo.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças.

A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. Um dos sete sacramentos, a eucaristia ou comunhão é o ato de recebimento da hóstia consagrada, o símbolo do corpo de Cristo.

Que comungar na boca é mais perfeito, é evidente, pois evita muitas possibilidades de sacrilégio, pela perda de partículas consagradas, já que Nosso Senhor está inteira e realmente presente, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, em qualquer partícula da Hóstia Consagrada.

Deve levar em consideração que, se estiver de pé, precisa fazer um sinal de reverência antes de receber a Hóstia. Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém".

Assim, a Igreja ensina que há dois requisitos básicos que os católicos devem cumprir para receber dignamente a sagrada Comunhão:

  1. Estar em estado de graça. Estar em “estado de graça” significa estar livre do pecado mortal. ...
  2. Observar o jejum eucarístico.

A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar.

1858. A matéria grave é precisada pelos dez Mandamentos, segundo a resposta que Jesus deu ao jovem rico: «Não mates, não cometas adultério, não furtes, não levantes falsos testemunhos, não cometas fraudes, honra pai e mãe» (Mc 10, 18). A gravidade dos pecados é maior ou menor: um homicídio é mais grave que um roubo.

Primeiro, com Deus, acima de tudo, viver uma profunda comunhão com Ele! Quem tem comunhão com Deus não semeia discórdia, separação e desunião. Quem tem comunhão com Deus rende-se ao Seu Espírito, é ele quem semeia, constrói e edifica a nossa unidade no corpo de Deus.

“§ 1. Quem vai receber a santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, excepto água ou remédios.

COMUNGAR BEM

  1. As mãos estão posicionadas de forma errada. ...
  2. Assim deve-se fazer como ilustra a imagem. ...
  3. Nunca se deve comungar só com uma mão. ...
  4. Não se deve agarrar o Senhor como quem o vai roubar das mãos do Ministro da Comunhão. ...
  5. Pode-se comungar na boca também.

“Por exemplo, não é adequado um casal sem o Sacramento do matrimônio compor a Pastoral da Catequese. O mesmo ocorre com o Sacramento da Eucaristia. Para receber dignamente o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, não se pode estar em pecado grave.

Comungar é Cristo no meu coração e eu no coração de Cristo. Na comunhão, eu comungo Cristo e Cristo me comunga. Para que isso aconteça, é preciso que estejamos em estado de graça. A forma de comungar, em pé, ajoelhado, sentado, deitado numa cama, tanto faz.