Pode mascar chiclete na prova do Enem?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

Mas sim o chiclete! Pois é, mascar chiclete além de ajudar na concentração durante o estudo ainda te faz lembrar do conteúdo durante o teste.

A goma de mascar só deve ser recomendada com essa finalidade esporadicamente, nos casos em que não é possível fazer a limpeza correta da boca.

Além disso, é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco, no local de provas. O Inep reforça que a única caneta permitida para a realização do Enem é a esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

É importante saber também que não é recomendado mascar chiclete só de um lado da boca. “Devemos mastigar de ambos os lados porque assim estimulamos a produção salivar dos dois lados da face, assim como a musculatura facial de ambos os lados, melhorando o tônus e a circulação sanguínea.

Posso ir ao banheiro durante o Enem? Se você sentir vontade de ir ao banheiro, é preciso informar ao aplicador da prova do Enem. Então, você será acompanhado por um fiscal de corredor até a porta do banheiro, que contará com um detector de metais.

A resposta é sim! Você pode levar bolsa ou mochila no dia do Enem, já que não existe proibição de levar esses itens para o local de prova. Entretanto, é importante dizer que você provavelmente não terá acesso imediato à sua bolsa durante o exame.

Bebidas açucaradas, como os refrigerantes, não são recomendadas para quem vai fazer provas longas, pois elas podem gerar diversos problemas. Um exemplo de incômodo associado ao refrigerante são os gases, que tendem a causar desconforto ao candidato da prova.

“Além disso, mascar chiclete pode causar desequilíbrio muscular da mandíbula (se a pessoa mastigar de um lado mais que o outro) e, até mesmo, uma disfunção da articulação da sua mandíbula, causando assim, dores musculares, dores de cabeça, dores de ouvido e dor de dente”, revela.

Mascar chicletes estimula a formação do fluxo salivar, diluindo os ácidos produzidos por bactérias e neutralizando o PH da boca. Por outro lado, a saliva estimulada contém mais minerais, potencializando a remineralização dos dentes.

Mascar chicletes também estimula a produção de saliva ajudando na remoção dos alimentos, fortalece os dentes e reduz os níveis de ácido da sua boca, que causa a cárie dentária. Mascar chicletes é ainda mais eficaz na prevenção de cárie se ele tiver um substituto do açúcar chamado xilitol.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta, mas tem alguns itens que são proibidos! São eles: Óculos escuros; Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

Já acessórios muito excêntricos, como faixas, tiaras e brincos muito grandes, podem chamar a atenção do fiscal de sala e, por isso, não são recomendáveis, apesar de o Edital do Enem não citar nada em específico sobre estes.

Leve seu lanche em um recipiente transparente para não ter transtornos na hora da prova. Você não precisa levar uma refeição “grande”, até mesmo para não se desconcentrar. Opte por alimentos que sejam fáceis de levar, não provoquem sujeiras e que possam te deixar satisfeito durante o período.

Como aprender e não esquecer?

  1. 1 – Faça anotações compreensíveis. ...
  2. 2 – Mantenha o conteúdo bem organizado. ...
  3. 3 – Faça pausas entre os estudos. ...
  4. 4 – Perceba o que te distrai e evite. ...
  5. 5 – Revise as informações. ...
  6. 6 – Ensine o conteúdo para alguém.

“Mesmo que você não tenha um problema sério, o mastigar excessivo de chicletes, por muitas horas diárias, pode causar uma hipertrofia da musculatura da mastigação” ressalta o dentista.

Coma balas de menta.
Elas deixam o hálito melhor, mas também são feitas em outros sabores que podem deixar o beijo mais doce. Assim como os chicletes, as balas de menta estimulam o fluxo de saliva. Você pode escolher bala de hortelã-pimenta, hortelã-verde ou até canela.

Quantos chicletes posso mascar por dia? Não há um número recomendado, mas para os adultos que gostam de mascar chicletes, eles devem ficar atentos ao tempo para evitar uma mastigação excessiva.