Pode manipular tansulosina?

Perguntado por: ualmeida3 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Tansulosina é um medicamento de uso oral, e deve ser usada sob orientação medica. Solicite ao seu medico uma receita para você manipular seu medicamento.

venda sob prescrição médica.

Em geral, portanto, os medicamentos manipulados são confiáveis e eficazes, mas isso só é garantido se a farmácia seguir as práticas determinadas pelo Ministério da Saúde, utilizar matérias-primas de qualidade e exercer os processos de manipulação de forma rigorosa e controlada.

Um dos principais problemas é o erro de dosagem. Como o controle de qualidade pode deixar a desejar, dependendo da farmácia, o engano na dose do medicamento pode não só atrapalhar o tratamento, como causar danos à saúde do cliente.

Princípio Ativo: tansulosina. Nomes Comerciais1: Omnic Ocas®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®. Medicamento de Referência: Secotex®. Medicamentos Similares: Omnic Ocas®, Tamsulon®.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
A eficácia das duas medicações para o tratamento da hiperplasia prostática benigna é semelhante. Entretanto a tansulosina é mais específica para o sistema urinário, e isto resulta numa menor taxa de efeitos colaterais e maior adesão ao tratamento por parte dos pacientes.

Tansulosina na passagem de cálculos
Aproximadamente em 85% dos casos as pedras foram eliminadas com tansulosina vs. 66% dos pacientes utilizando placebo, uma significante diferença de risco de 17%. Não houve diferença significativa em sintomas como tontura e hipotensão ortostática entre grupos.

“O industrializado é fabricado em grande escala, através de maquinários e fórmulas fechadas. Já o manipulado é feito de forma mais artesanal, pois a fórmula do medicamento é fabricada pelo farmacêutico de acordo com a necessidade do paciente prescrito na receita pelo profissional habilitado”, esclarece.

Toda farmácia de manipulação confiável deve possuir o certificado de funcionamento da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA). A Agência tem regras rigorosas para a prática de manipulação. A certificação garante que todo o procedimento envolvendo o manuseio do medicamento conta com cuidados especiais.

Quanto tempo pra o remédio fazer efeito ? O medicamento atinge concentração máxima no sangue em cerca de 3h, e já tem efeito, permanecendo por cerca de 10 dias no organismo.

Pacientes receberam tansulosina (0,4 mg/dia) ou placebo por 3, 4 ou 6 semanas. Aproximadamente em 85% dos casos as pedras foram eliminadas com tansulosina vs. 66% dos pacientes utilizando placebo, uma significante diferença de risco de 17%.

É necessário o uso de 2-4 semanas da medicação para que se comece a avaliar resultados. Vale lembrar que, no caso de estar tomando devido a hiperplasia prostática, seu uso é prolongado. Acompanhe regularmente com seu urologista!

Tansulosina é indicada para ajudar na eliminação de cálculos no ureter, principalmente distal. Não tem benefício no tratamento de cálculos renais.

1 – VERIFIQUE SE A FARMÁCIA É AUTORIZADA PELA ANVISA
Uma farmácia de manipulação de confiança deve ser certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a ANVISA, garantindo que os processos sigam as suas rigorosas regras, que os medicamentos sejam produzidos em local adequado e livre de contaminações.

Qual é o profissional que está apto para prescrever o medicamento manipulado? Os profissionais capacitados e habilitados são o médico, o dentista e o nutricionista (esse último apresentando limitação quanto aos ativos que pode prescrever – na sua grande maioria suplementos e alguns fitoterápicos).

Os medicamentos magistrais só podem ser feitos em farmácias de manipulação, pois apenas esses estabelecimentos estão capacitados e autorizados a preparar formulações personalizadas. Periodicamente, são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e pelos Conselhos Regionais de Farmácia.

O principal benefício do medicamento manipulado é a possibilidade de o paciente poder ser tratado de forma personalizada e sob medida. E isso vai além da concentração dos seus componentes.

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

Todo o medicamento manipulado é criado a partir das necessidades de cada organismo e por conta disso, além de ter o mesmo efeito, ainda previne outros problemas e apresenta resultados mais rápidos, diferente dos remédios industrializados que são fabricados apenas para resolver um determinado problema, sem levar em ...