Pode malhar só perna?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4 / 5 14 votos

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Quando o objetivo é resistência ou emagrecimento, não tem problema treinar o mesmo músculo no dia seguinte. Mas é importante reforçar que, se o estímulo vai ser muito frequente, ele deve ser mais baixo do que se você for treinar a região com menos frequência, caso contrário, não há tempo do músculo se recuperar.

Para os homens, o treino de pernas (membros inferiores) são importantes, pois exerce um papel fundamental no aumento da produção de testosterona, acelera o metabolismo e com isso aumenta o gasto calórico, reduz os riscos de lesões, inclusive dores ou desconfortos na coluna lombar.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.

Por serem exercícios que requerem muita força e exigem grande ativação muscular, há aumento endógeno da testosterona e do GH (hormônio do crescimento). Ao aumentar a produção desses hormônios, o treino dos membros inferiores contribui também para o desenvolvimento dos membros superiores.

5 exercícios para treinar perna em casa

  1. Flexão plantar. Esse exercício ajuda a fortalecer os músculos da panturrilha, além de melhorar o equilíbrio do corpo e prevenir lesões em treinos de corrida ou caminhada, por exemplo. ...
  2. Elevação de perna. ...
  3. Agachamento. ...
  4. Agachamento isométrico. ...
  5. Agachamento búlgaro.

Por exemplo, combinar exercícios de pernas com exercícios de costas requer gastar demasiada energia e isso provoca alguma pressão também ao nível do sistema nervoso. "Depois de ficar exausto ao treinar o primeiro grupo muscular, não vai conseguir ser capaz de aguentar ao mesmo nível outro treino", continua Walsh.

Não adianta você ir em uma semana e faltar na outra, ou frequentar a academia uma vez a cada 15 dias. Essa falta de regularidade aumenta o risco de lesões e faz com que seus objetivos fiquem cada vez mais longe. Coloque na sua agenda o treino e entenda que ele é prioridade.

Caso a dor limite os seus movimentos, o ideal é repousar para que o corpo restabeleça os tecidos. Insistir em treinar nessas condições sem dar tempo ao seu corpo não trará benefícios, além de interromper o processo natural de recuperação, predispondo a lesões ligamentares e articulares.

Geralmente, as melhores divisões de treino para iniciantes são a AB 2 vezes por semana e ABC sequencial (onde a pessoa vai seguindo a sequência e não com dias fixos). Elas permitem um trabalho generalizado e otimizam o desempenho. Para isso, é importante quantificar as cargas e o descanso de forma individualizada.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. "Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo", explica.

Em mais ou menos 15 dias de musculação regular é possível perceber diferenças, não grandes, mas o inchaço diminui e há uma tonificação, ou seja, a sensação de ter coxas, braços e bumbum mais duros começa a aparecer. Entretanto, para esses resultados iniciais aparecerem é necessário manter uma alimentação regrada.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Isso pode levar dias ou mesmo semanas, dependendo da intensidade dos exercícios. Seus músculos, tendões, articulações e ligamentos também precisam de tempo para adaptação. E é uma adaptação física, realmente.

Se quiser o aumento muscular das pernas, é preciso aumentar a intensidade das suas atividades, de maneira a adicionar pesos e repetições. Passadas, agachamentos e leg press, por exemplo, são excelentes alternativas para o fortalecimento das coxas.

Invista em saias rodadas, balonê, peças com corte evasê e vestidos com comprimento até o joelho. Além disso, você pode também usar calças de moletom ou tecidos esportivos, que por serem mais larguinhos também levam ao resultado esperado.

A falta de exercícios causa a perda de massa muscular que reflete em afinamento principalmente dos membros. A perda de gordura pode refletir em maior queima ou menor consumo de calorias. É importante procurar um médico ou nutricionista para definir isto.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.