Pode malhar só de meia?

Perguntado por: dpereira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Infelizmente o uso apenas das meias não apresenta nenhuma segurança para que o aluno possa realizar seus treinos, o mesmo não é indicado sem a utilização de um tênis adequado, porém como você informa que a abordagem recebida não foi a adequada, tomaremos as devidas providências.

Já segundo Walkyria, tênis com amortecimento impedem que os músculos dos pés sejam trabalhados. "Quando as pessoas usam calçados com amortecedor, é como se o pé não precisasse fazer nenhum esforço. E os músculos dos pés precisam ser trabalhados.

O treino com pesos descalço pode beneficiar a força dos pés, o equilíbrio e a estabilidade, mas não há evidências claras de que possa aprimorar seu desempenho nitidamente ou ajudá-lo a levantar pesos maiores.

Algodão x poliamida
Esse tipo de acessório é indicado para treinos como os de musculação, quando não há tanto atrito do pé dentro do tênis. Já para esportes em que há bastante movimento, como a corrida ou as atividades de quadra, o melhor é optar por meias que tenham maior quantidade de poliamida em sua composição.

Experimente agachar ou realizar um leg press sem tênis. Mesmo sem ter o costume, perceberá logo a diferença. Sim, treinar descalço traz mais estabilidade e segurança nesse sentido. É muito comum vermos praticantes de crossfit treinando descalços durante os levantamentos básicos e olímpicos.

Durante as aulas de Educação Física ou a prática de qualquer outra atividade física todos devem usar tênis, para assim garantir que os exercícios sejam realizados com o maior conforto e segurança possíveis.

Roupas quentes: aquela calça de moletom não é adequada para o Brasil. Aqui é quente, um forno. Então essas roupas não são de bom tom e muito menos confortáveis para malhar. Roupa muito sexy: Cuidado com as roupas sensuais demais.

Um ótimo tênis pode garantir que seus pés e tornozelos sejam mantidos em segurança enquanto você se exercita, além de treinar com mais conforto. Ao procurar um bom tênis de corrida, é necessário procurar um par que funcione para o pé e a biomecânica dos movimentos que você irá executar durante seus treinamentos.

Os benefícios do treino sem sapatos incluem a melhoria no equilíbrio, na mobilidade e na coordenação motora. Quando se faz atividade física sem tênis, acontece uma maior ativação dos músculos, articulações e ligamentos presentes nos pés, fortalecendo assim toda a região.

"Ainda auxilia no fortalecimento dos músculos que levam a estabilização dos membros inferiores, trazendo melhorias para os pés, os tornozelos, os joelhos, os quadris e a coluna. Andar descalço faz os músculos trabalharem mais, trazendo pés mais fortes e que se adaptam melhor".

Use tecidos leves
Roupas de tecidos pesados, como o moletom, podem incomodar e prejudicar a performance durante a realização do exercício. Por isso, invista em peças leves, como poliéster, dry-fit e elastano. Além de não impedirem o movimento, elas não ficam pesadas com o suor.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

2 – A escolha do calçado também ajuda
Escolher o calçado adequado é importante para agachar de forma correta. Não faça achagamento de chinelos ou sandálias, pois eles não darão a estabilidade que seu corpo precisa para fazer o exercício.

As evidências apontam que, além de não promover vantagens biomecânicas, treinar descalço pode prejudicar a técnica do exercício.

Malhar usando pijama pode ser cômodo, mas sempre vista roupas apropriadas para o exercício físico.

Pode usar qualquer roupa para treinar? Não pode. Essa é uma indicação médica para que se evite que o corpo aqueça demais. E também é uma recomendação de quem dá treinamentos ou aconselha os esportistas.

Embora os shorts jeans sejam mais confortáveis que a calça, ainda assim não é recomendada sua utilização nas academias. Além de comprometer seus exercícios, o jeans pode trazer desconforto, alergia e assadura.

Camisetas de algodão ou Dri-fit, com mangas ou cavadas. Shorts ou bermudas confortáveis. Sempre usar meias brancas. E por último e mais importante, use tênis para práticas esportivas, evite usar tênis sem amortecimento (tênis baixos) pois eles vão prejudicar suas articulações.

Lembre-se: não há restrições para a prática esportiva durante a menstruação, mas devemos respeitar as limitações do nosso organismo. Se as dores ou o fluxo estiverem intensos, pegue leve. Prefira atividades menos exaustivas, como alongamentos ou caminhadas.

Como já alertamos, é preciso escolher o calçado certo para o tipo de atividade que pratica. Então, se você quer um tênis para academia, não vai dar certo se você usar um tênis de basquete! Dentro deste erro há um pensamento em comum: se tá escrito “tênis esportivo, então deve servir”. Não, não serve!