Pode lixar as unhas do cachorro?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Manter as unhas do seu cachorro bem cuidadas é muito mais do que uma questão estética. Lixar e cortar unhas de cachorro é, principalmente, uma questão de saúde e bem-estar do seu pet, uma vez que unhas de cães muito compridas ou mal lixadas podem gerar muita dor e desconforto.

Você encontra lixas de metal em pet centers e farmácias. Não é necessário usar uma especificamente para cachorros. Lixas comuns bem grossas funcionam se você só tiver isso, mas elas vão se desgastar rapidamente, especialmente se a raça for de grande porte.

A forma mais natural de desgastar as unhas deles é no contato com pisos ásperos, que as lixam naturalmente. Por exemplo, levando-os para passear em lugares com asfalto e permitindo que em casa eles corram e brinquem em áreas com superfície mais abrasiva.

Unhas longas são um problema em cães, pois elas podem causar a quebra das unhas e bastante sangramento, além de bastante dor ao animal. Se as unhas deles não forem cortadas regularmente, elas podem crescer para dentro da pata. Se isso acontecer, você precisará contatar seu veterinário.

É impossível dar um comprimento preciso que as unhas devem ter, já que os cachorros possuem todos os formatos e tamanhos, mas a melhor indicação de que a unha tem o comprimento correto é que ela não toca o chão quando a pata está para baixo.

Unhas demasiadamente grandes são um dos principais motivos pelos quais os cães tentam roê-las. Elas causam dor ao caminhar e podem ficar agarradas em objetos. Além de causar desconforto, essa situação provoca irritação nos doguinhos e os induz a tentar quebrá-las para aliviar o incômodo.

Para quem se pergunta se pode cortar unha de cachorro, o ideal é que o corte seja feito uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, evitando que as unhas cresçam a ponto de prejudicar a saúde do amigo de quatro patas.

Motivos para não pintar unha de cachorro
Apesar de parecer inofensivo, o esmalte possui ingredientes tóxicos que causam grandes problemas aos pets. Além disso, alergias também podem surgir nas patinhas de nossos amigos peludos.

Afinal, utilizar esmaltes convencionais nas patinhas do seu amiguinho pode fazer com que ele passe verdadeiramente mal. E não só esmaltes. Qualquer tipo de produto humano deve ser evitado ao máximo o contato com animais. Pois o organismo deles é diferente do nosso e as reações, obviamente, também.

Além de ficar sempre atento com as patinhas do seu gato ou cachorro, mantenha as unhas sempre aparadas! A recomendação geral é que as unhas dos pets sejam cortadas toda semana ou a cada duas semanas. Assim, a veia que cresce junto com a unha não fica tão próxima da área de corte.

Lixar a unha do cachorro ajuda a tirar qualquer irregularidade que tenha ficado. Além disso, também pode ser uma dica para ter como cortar unha preta de cachorro, especialmente no início. Dessa forma, você pode aparar menos e diminuir o tamanho da garra aos poucos com a lixa.

Sim. Pode cortar unha de cachorro sem nenhum problema. Afinal, as unhas dos cachorros podem se tornar um problema para o próprio animal, caso haja um crescimento exagerado e contínuo. Assim sendo, pode cortar unha de cachorro sem que haja dor ou sofrimento por parte do dog.

Por isso, na hora de cortar unha preta de cachorro é necessário redobrar a atenção. A unha canina é uma estrutura externa e rígida, que é composta por uma proteína conhecida como queratina, que é a mesma composição das unhas humanas.

Como as unhas são muito irrigadas, se acidentalmente se cortar demasiado, podem sangrar bastante. Deve utilizar uma compressa humedecida em água oxigenada para fazer compressão no local, durante cerca de 5 a 10 minutos. No caso do sangramento não parar, deve recorrer ao seu Médico Veterinário.

As unhas de cães e gatos idosos podem apresentar crescimento exagerado devido à falta ou redução de atividades que promoveriam o desgaste. Traumas também podem levar a lesões na matriz que produz a unha levando ao crescimento anormal para dentro (unha encravada).

Unhas muito longas, além de causarem muito incômodo ao cão, também podem riscar o seu piso e a sua mobília, enquanto unhas caninas não lixadas também podem enroscar nos estofados, rasgando-os e causando ainda mais dor ao bichinho.