Pode limpar o piercing com soro fisiológico?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

O modo ideal de fazer isso é utilizar água corrente em abundância e um sabonete antisséptico. Se a região estiver levemente inflamada, é recomendado limpar a pele em volta do piercing com uma gaze umedecida em soro fisiológico e, em seguida, desinfetar a área com o produto indicado por seu médico.

Os benefícios da compressa são indispensáveis pra sua perfuração! Existem 2 tipos de compressas de soro fisiológico, a fria e a morna. O soro fisiologico hidrata a pele e a compressa FRIA diminui o fluxo sanguíneo no local o que faz com que ajude a desinchar, além de causar um efeito analgésico, diminuindo o incomodo.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Seu piercing não precisa de nada ácido, ele apenas precisa de repouso e hidratação para que cicatrize bem. Seu piercing não é uma salada (hahaha), você só precisa hidratá-lo com soro fisiológico estéril – flaconetes de 10ml -, limpar com sabonete líquido neutro durante o banho e deixá-lo sequinho!

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

O Soro Fisiológico Sol. Cloreto de Sódio 0,9% é utilizado para o restabelecimento de fluido e eletrólitos. Também é utilizado como repositor de água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica (aumento do pH do sangue) de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.

N-U-N-C-A. "NUNCA se deve girar o piercing ou movimentá-lo de um lado para o outro. A zona perfurada foi agredida - realizar um percing não passa de uma agressão na pele - e necessita de estar o mais estável possível para cicatrizar correctamente.

– 3º passo: Retire todo o excesso com soro fisiológico. – 4º passo: Certifique-se que não ficou nenhum resíduo ou secreção ao redor ou na joia. Repita esse procedimento 3 vezes ao dia. Lembre-se: o excesso de manuseio poderá irritar o novo tecido, fazendo sua pele romper e se expor a sujeiras e bactérias.

Sem vermelhidão, dor e casquinhas
Um piercing totalmente cicatrizado não tem mais o aspecto avermelhado do piercing que foi feito a pouco tempo, também não há mais presença de dor e muito menos formação de casquinhas.

É possível ter queloide no piercing? O uso de piercings está entre as principais causas do aparecimento de queloides. Isso porque a perfuração resulta em uma ferida, e com a ação natural do organismo de cicatrizar aquela lesão, a queloide – que nada mais é do que uma formação tecidual em excesso – aparece.

Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.

No lóbulo (parte mais mole da orelha) os riscos são os mesmos de colocar um brinco. Na região mais dura, o cuidado deve ser maior: uma infecção pode causar necrose – morte do tecido. A cicatrização demora até seis meses.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local. Vá ao hospital ou a um dermatologista para fazer um teste de alergia.

O piercing inflamado pode ocorrer quando há alguma alteração no processo de cicatrização. Normalmente, causa dor, inchaço, vermelhidão e pode ocorrer acúmulo de secreção.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

É normal o piercing coçar? Via de regra, a coceira faz parte do processo de cicatrização do corpo. Isso porque, inicialmente, o nosso corpo manda estímulos nervosos que geram uma sensação de dor e conforme a inflamação acontece a tendência é que o corpo tente combate-la.

A Piercer Karina Hermann responde:
Mas também é muito importante lembrar que se você passa muito tempo deitado por cima da sua orelha a circulação do sangue diminui, prejudicando na sua cicatrização e facilitando a contaminação por bactérias. Sendo assim: NADA DE DORMIR EM CIMA DO SEU NOVO PIERCING!