Pode limpar o furo da orelha com acetona?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Nunca use acetona, pasta de dente, cremes ou álcool para limpar suas joias.

Cuidados a ter após o furo
Pergunte ao seu profissional de body piercing. Não toque no piercing ou no brinco. As mãos sujas são veículos de germes que podem causar infeções. Lave as mãos antes de tocar nas orelhas ou nos brincos.

Quem nunca colocou um piercing ou fez um furo na orelha e ficou com medo de desenvolver queloide? Essa cicatriz avantajada, que normalmente se caracteriza por uma bolinha ou lesões salientes de cores escuras, ocorre quando há um crescimento excessivo do tecido de cicatrização no local de um ferimento ou corte.

Quando o piercing puder ser retirado sem nenhum esforço, sem sangue e sem secreções, é sinal de que o local já está cicatrizado. Eu posso fazer? A princípio, sim. Mas os profissionais mais cautelosos não recomendam piercings em menores de 14 anos.

Pode ter ocorrido a formação de um cisto, granuloma, cicatriz hipertrófica ou mesmo um quelóide. O ideal é procurar um médico para te avaliar.

Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.

Gire o brinco que está no furo
É importante também, durante os primeiros dias, girar o furo na orelha. Isso porque, durante a cicatrização, o brinco pode criar uma aderência com a pele, formando casquinhas indesejadas. Então, o ideal é girar os brincos pelo furo duas vezes ao dia.

A primeira dica de cuidados com a orelha furada é esperar o tempo de cicatrização passar antes de trocar a joia. O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. O que fazer para a orelha cicatrizar mais ... Se tirar o acessório, corre-se o risco dos furinhos taparem.

Evite o uso de álcool ou água oxigenada. Usar qualquer um dos dois na limpeza do piercing é má ideia, pois ressecam a pele e podem causar irritação. Além do mais, eles impedem o desenvolvimento de novas células saudáveis no furo, retardando a cicatrização.

O que acontece se eu tirar o brinco antes de cicatrizar? Se tirar o acessório, corre-se o risco dos furinhos taparem.

Caso opte por utilizar o soro, pegue um cotonete e molhe no soro. Importante higienizar as duas extremidades do furo e enxaguar com água corrente. Após a lavagem, gire o brinco para evitar que ele grude no machucado. Mas tenha cuidado para não provocar um sangramento.

Pode haver várias causas para o inchaço nos lóbulos das orelhas. Algumas causas comuns são piercings na orelha, picadas de insetos, lesões, alergia ao níquel, mastoidite, abcessos e celulite.

A hora ideal para limpar as orelhas é no banho. Não importa se você escolhe a limpeza diária ou semanal, pois o processo é bastante seguro se feito corretamente. Veja as etapas a seguir: Use apenas sabonete suave e água morna.

Segundo a dermatologista, a melhor solução é evitar o uso de brincos de metal ou do material que está causando essa reação. Mas, isso não quer dizer que você deve parar de usar o acessório. “Você pode substituir essas bijuterias por outros tipos de materiais como acrílico, madeira, inox, ouro e prata.