Pode limpar o cabo do carregador?

Perguntado por: aourique6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O que fiz foi apenas passar um pano de algodão com desengordurante, desses usados na cozinha, no cabo. Primeiro, enrolando-o nele e puxando a outra ponta do fio. Depois, em alguns pontos com sujeira mais grossa, com uns esfregões localizados. Ele ficou limpo branco de novo!

Se a quantia de sujeira for bem maior que o esperado, o usuário deve realizar uma limpeza mais pesada na entrada do conector, desta vez, usando álcool isopropílico. Em alguns sites de assistência técnica, a orientação é de que o usuário embebe um cotonete em algum recipiente com álcool.

Insira levemente a ponta do palito na porta de carregamento e gire suavemente ao redor. Evite colocar pressão no palito; Se nenhuma partícula ou fuligem estiver se soltando, você pode exercer pressões mais leves para raspar suavemente. Mas com isso, você corre o risco de danificar a porta permanentemente.

7) Não esticar o cabo
Então evite plugar em tomadas e deixar o cabo estirado até a altura da mesa, por exemplo. Mantenha o cabo confortavelmente frouxo durante o carregamento e conserve o acessório.

A verdade é que as entradas do conector de carga estão sujeitas a acumular sujeira e fiapos ao ter contato com poeira, umidade e até mesmo nossas roupas.

Uma das causas mais comuns quando um celular não carrega é alguma sujeira que pode acabar impedindo a conexão correta. Por isso, é importante verificar se há alguma poeira, resquício de comida, pelo de animais ou qualquer outro material obstruindo os contatos do celular ou do cabo.

O que fiz foi apenas passar um pano de algodão com desengordurante, desses usados na cozinha, no cabo. Primeiro, enrolando-o nele e puxando a outra ponta do fio. Depois, em alguns pontos com sujeira mais grossa, com uns esfregões localizados. Ele ficou limpo branco de novo!

Pode sim! Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de componente eletrônico. Não danifica e nem conduz energia elétrica, além de proteger contra a corrosão dos condutores e eliminar a umidade.

Álcool isopropílico 70% é excelente opção
Na hora de limpar o eletrônico, vale a pena umidificar um pano de microfibra com o álcool isopropílico antes de iniciar a higienização. Caso não tenha o pano, um papel higiênico bem macio pode ajudá-lo nessa tarefa. Evite despejar o composto químico diretamente no celular.

álcool isopropílico

A principal recomendação é adotar o álcool isopropílico que tem concentração de 70% e é antisséptico e desinfetante, indicado, exclusivamente, para eletrônicos.

São minúsculos fiapos de tecido que o conector acaba acumulando quando está no bolso. Soma-se a isso a poeira do dia a dia e o cabo USB-C começa a escorregar do conector e causar mau contato.

Use um pano macio, levemente umedecido e que não solte fiapos para limpar as partes interna e externa da capa do iPhone.

Nunca use água, sabão ou produtos de limpeza abrasivos para limpar a entrada do carregador do seu celular. Em vez disso, você deve usar álcool isopropílico e uma agulha fina de crochê ou palito.

Com um pano macio umedecido, faça movimentos circulares
Utilize produtos próprios para limpeza de telas ou álcool isopropílico. A Dell recomenda uma concentração de 70% a 90% de álcool isopropílico quando há manchas de óleo. Quanto ao pano, prefira tecidos de microfibra ou 100% algodão.

Mais um erro dos apressados é jogar de qualquer jeito o carregador dentro da bolsa, o que além de não ser nada prático, caso esteja mal posicionado em meio a outros objetos, ao pegá-lo, o fio pode enroscar e arrebentar.

3 - Preserve o cabo
Como você manuseia o carregador é a chave para a durabilidade do mesmo. Ao desconectar o smartphone do acessório, o usuário não pode puxar o fio. Ou seja, o cabo precisa ser retirado pela extremidade rígida, de forma a evitar que os componentes internos sejam rompidos.

Pelas contas, ele pode durar até 2 anos, dependendo da frequência de uso de cada cliente. Não há ainda no mercado bateria de lítio que dure mais tempo que isso. O carregador portátil prejudica a bateria de meu dispositivo?

Os dispositivos oficiais e licenciados são extremamente seguros e têm circuitos de proteção. Então, não há problema algum, pois eles foram planejados para ficar em conexão com a tomada. Apesar disso, é aconselhável evitar.