Pode ligar ventilador no quarto com ar condicionado?

Perguntado por: tbarros7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Sim! Ligar o ventilador junto com o ar condicionado pode gerar economia no consumo de energia elétrica.

Ela explicou que o caso específico de manter o ventilador ligado durante a noite não necessariamente vai resultar em uma dor de garganta, mas que esse exemplo faz parte de uma série de hábitos que podem ressecar as vias respiratórias, e consequentemente, deixar a garganta seca.

O que poucas pessoas sabem é que a função ventilador do ar-condicionado pode ser aproveitada mesmo quando o aparelho não está no modo de refrigeração.

Cálculo de acordo com o exemplo: KW/h = 800 Watts x 8 horas x 30 dias / 1000 = 192 KWh/mês; Consumo em R$: 192 KWh/mês x 0,40 = 76,8. Ou seja, nesse caso, o consumo do seu ar-condicionado é de R$76,80 por mês.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias. Já um ar-condicionado com 7.500 BTU (potência indicada para espaços de até 12 m²) consumiria 120 kWh”.

Qual o modo mais econômico do ar condicionado? O modo sleep permite a programação do desligamento do ar-condicionado, evitando o seu uso desnecessário depois que o ambiente estiver bem refrigerado.

Coloque uma bacia com água no quarto
Essa é outra dica simples que torna menos seco o ar dentro do quarto. Encher uma bacia de água e deixar no ambiente (quanto mais perto da cabeceira da cama, melhor) ajuda a umidificar o ar e facilita a respiração durante o sono.

Dica adicional: abra as janelas
O ar parado é um dos principais responsáveis por ampliar a sensação térmica. Se você notar que tudo está muito abafado, pode apostar que é porque as janelas estão fechadas há muito tempo. Por isso, deixe o ar circular pelo ambiente e respire um ar mais fresco durante todo o dia.

Além do espeto decorativo, as plantas são excelentes aliadas na purificação do ar. Para combater as toxinas do ar, pode optar por alguma planta específica, como o Lírio da Paz, a Espada de São Jorge, a Azaléia, o Filodendro e o Clorofito. A decoração minimalista é uma das mais saudáveis para purificar o ar da sua casa.

É mais saudável
O ar-condicionado retira a umidade do ambiente, o que resseca as mucosas e diminui as defesas do organismo. Bebês, idosos e alérgicos são os que mais sofrem com o problema.

Idealmente, é melhor evitar tanto o ventilador quanto o ar–condicionado quando estiver gripado, já que esses aparelhos podem deixar as mucosas mais ressecadas, piorando sintomas alérgicos.

Mito. Ajustar a temperatura para dormir é um dos fatores que podem contribuir para um sono de qualidade e tranquilo.

O truque é posicionar o ventilador de mesa para o lado da janela, como explicamos no tópico anterior, para que ele jogue o ar quente para fora. Ao mesmo tempo, coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto.

A função ventilação não precisa que o compressor do ar-condicionado seja acionado. O reflexo disso será que a energia elétrica usada pelo aparelho será de apenas 10%, bem menos do que se comparado as opções frio e quente.

O Fan é a função de ventilação e é uma das mais comuns em qualquer modelo. Ela apenas expele vento, sem climatizar. O recurso em questão é mais usado em dias com temperaturas amenas, indicado para arejar e fazer a renovação do ar no ambiente. Em alguns aparelhos você vai encontrar a tecla Fan Speed.