Pode ligar uma geladeira 220 em uma tomada 110?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Não faça. Vai queimar o aparelho. A não ser que ele seja bivolt como as lâmpadas de led ou que tenha uma chave para alternar entre 110 V e 220 V. Caso você tenha um aparelho (uma geladeira, por exemplo) que seja somente 110 volts e sua casa só tenha 220 volts, você terá que comprar um transformador 110/220 Volts.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.

As geladeiras não são bivolt porque possuem um sistema mecânico que depende da voltagem específica para funcionar. Se forem ligadas em uma tomada com voltagem diferente, podem apresentar problemas de desempenho ou até mesmo queimar o motor.

Legal! Ah, os refrigeradores bivolt costumam fazer a conversão automática de voltagem. Ou seja, é só ligar na tomada. Agora, pode ter alguns com chave seletora, em que é necessário escolher se o aparelho vai usar 110V ou 220V no momento em que for ligado.

O ideal é o que o autotransformador tenha sempre 30% a mais de potência do que equipamento conectado a ele. Essa margem é importante para que não haja sobrecarga de tensão. Quer um exemplo simples de quando utilizar o produto? Sua casa só possui tomadas 110 V, porém a geladeira é 220 V.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário.

Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão. Os transformadores convertem os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.

Bom dia. Os terminais e cabos do chuveiro projetado para 220V são feitos para uma corrente elétrica menor do que o chuveiro 127V. Portanto haverá superaquecimento nos contatos do chuveiro. Substitua o chuveiro pela tensão correta para não ter problemas.

Vc pode mudar sim a tenção de tomadas 220 para 110 mais precisa verificar a distribuição no padrão de entrada se é bifásico, fase fase e neutro se caso nao tenha e so pedir o eletricista ligar o neutro no poste e se sua casa nao tiver fiação passada nas caixinhas so passar e transforma.

Isso pode causar um curto-circuito e danificar o sistema elétrico da geladeira, incluindo o compressor e o motor. O excesso de tensão também pode danificar o termostato, o que pode fazer com que a geladeira não funcione adequadamente e não mantenha os alimentos refrigerados.

Gustavo é possível sim, para isso vc precisa ter pelo menos uma rede bifásica. Precisará ligar a tomada nas duas fases e pronto terá sua tomada 220w. Mas cuidado é preciso verificar se essas fases não estão alimentando algum aparelho, tipo chuveiro ou torneira elétrica, para não ter uma sobre carga.

Quanto maior a queda, mais fácil se retirar energia. Comparando-se com exemplos reais, 220V exige a passagem de menos elétrons e, portanto, menor gasto energético nos fios que conduzem eletricidade até a tomada.