Quando o recrutador fala que vai ligar?

Perguntado por: nvieira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

Segundo pesquisas realizadas pela Indeed, em 44% dos casos, a empresa leva até duas semanas para chamar o candidato aprovado na entrevista. Para outros 37% dos casos, há a espera de uma semana para ser chamado, enquanto em apenas 4% dos casos o candidato recebe a aprovação no mesmo dia da entrevista.

Aqui, a regra é focar nos aspectos que tornam você um profissional único, diferente dos demais. “A maneira como você executou determinadas tarefas, fez suas escolhas de carreira ou o tipo de formação que você teve”, enumera Irene. Tudo isso contribui para que o recrutador faça uma pintura do tipo de pessoa que você é.

Sendo assim, não hesite antes de listar alguns exemplos de desenvolvimento que você deseja atingir ao conseguir o emprego, como atuar em um setor diferente, ter contato com novas tecnologias, colocar em prática o que você aprendeu em uma especialização, aumentar sua experiência com um público específico, dentre outros.

De acordo com Camargo, o ideal é olhar para o rosto do entrevistador durante cerca de 70% do tempo, com foco no triângulo entre os olhos e a boca. Embora o cuidado seja essencial para transmitir confiança, é preciso tomar cuidado com a dose.

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar.

Quanto tempo demora o processo de admissão? O processo de admissão de colaboradores pode ser bem demorado. Na maioria dos casos pode durar duas semanas, mas pode levar ainda mais de um mês.

Confira alguns sinais de que você não passou na entrevista de emprego.

  1. O recrutador não mostra interesse pelas habilidades do candidato. ...
  2. As entrevistas são concluídas de forma muito rápida. ...
  3. O candidato não recebe um retorno dentro do prazo estipulado.

Como pedir feedback para o recrutador durante o processo seletivo?

  1. Alinhe as expectativas logo no início do processo. ...
  2. Combine uma forma de comunicação. ...
  3. Ajuste as expectativas ao longo do processo. ...
  4. Busque entender o motivo do atraso ou da falta de feedback. ...
  5. Cobre o retorno com gentileza. ...
  6. Saiba a hora de insistir no retorno.

A duração de uma entrevista depende de alguns fatores, como o perfil do recrutador e o cargo pretendido. De modo geral, é possível estabelecer uma média de 30 minutos a uma hora para uma boa entrevista, mas existem casos em que 15 minutos foram suficientes para resultar em contratação. Tudo vai depender da situação.

A resposta para essa pergunta varia de caso a caso. De acordo com dados do próprio Indeed , publicados na versão norte-americana do site, 44% das empresas demoram até duas semanas para dar um retorno depois de uma entrevista, 37% levam uma semana, e apenas 4% dão um retorno no mesmo dia ou no dia seguinte.

“Entrevista curta, com 30 minutos ou menos, não é boa notícia. Mas quando a conversa é de uma hora, ou mais, é excelente”, diz Paiva. Ele alerta, no entanto, que o candidato não deve desanimar se a conversa for mais rápida, já que há outros fatores - como o estilo do recrutador, por exemplo envolvidos.

A PRÉ-CONTRATAÇÃO TRABALHISTA: QUANDO A EMPRESA PROMETE O EMPREGO APÓS APROVAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO.