Pode ligar para cliente no feriado?

Perguntado por: zmello . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Fica vedada qualquer ligação de telemarketing aos sábados, domingos e feriados em qualquer horário. Além disso, a oferta de produtos, serviços ou telemarketing serão efetuadas mediante utilização pela empresa, de número telefônico que possa ser identificado pelo consumidor.

Melhores dias para ligar para clientes
A pesquisa constatou que, as quartas e quintas-feiras são os melhores dias para a prospecção, quase 50% melhor do que o pior dia, a terça-feira.

8.078, de 1990 do Código de Defesa do Consumidor. Juntas, elas proíbem ligações antes das 10h da manhã e depois das 21h, de segunda a sexta-feira. Já no final de semana, são proibidas as ligações aos domingos.

De acordo com nossa legislação, é proibido o trabalho em feriados civis e religiosos, e as empresas devem pagar o salário referente a esses dias como descanso semanal remunerado (DSR).

O Artigo 70 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) informa que o trabalho em feriados nacionais e religiosos é proibido, salvo nas situações previstas nos Artigos 68 e 69 do mesmo documento.

A resposta é rápida: às terças e antes das 16 horas. Pelo menos é o que sugere uma investigação realizada pela consultora InsightSquared. O estudo realizado pela InsightSquared conclui que o melhor horário do dia para vender é das 10h às 16h.

O que não fazer no atendimento ao cliente?

  • Tratar o cliente sem personalização. ...
  • Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  • Dizer mentiras. ...
  • Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  • Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  • Demorar muito para atender. ...
  • Não ter seriedade no atendimento.

Mostre-se disponível
Logo em seguida, apresente-se e pergunte seu nome. Se ele não se mostrar muito aberto, diga que você está à disposição se ele precisar de qualquer coisa. Lembre-se do nome, pois isso ajuda a estabelecer um diálogo de confiança. Dedique toda a sua atenção para o cliente na loja, mas sem sufocá-lo.

O cliente gosta de ser atendido com presteza e, também, com flexibilidade. Ninguém gosta de escutar: “desculpe, isso não posso fazer” quando a pessoa sabe que aquilo não é exatamente verdade. A sensação que fica é que ele não está atendendo da forma devida.

Terça-feira é o dia da semana que as pessoas mais compram, diz pesquisa do Mercado Livre.

Mostre empatia e gere rapport
Para tanto, é preciso escutar, de fato, o cliente, e descobrir qual o seu momento, expectativas e frustrações. Nesse sentido, é importante também ter empatia, mas não exagere! Caso contrário, poderá soar artificial.

A mesma lei garante ligações de cobrança durante a semana entre as 8 horas e 20 horas. Ou seja, mesmo que a cobrança seja devida, ela não pode ser feita de forma desrespeitosa e a qualquer horário, não!

O que é vetado. As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).

Empresa deve indenizar consumidor que recebeu mais de 100 ligações de cobrança.

O trabalhador que não comparecer ao trabalho no feriado não pode ter o seu salário descontado pelo patrão, conforme regra geral descrita pela CLT. Porém, é importante esclarecer que o trabalhador designado para trabalhar no feriado, necessariamente deverá comparecer ao trabalho.

Assim, se ele trabalhar sete dias consecutivos terá ocorrido infração à legislação trabalhista e o empregador deverá pagar o dia de folga trabalhado em dobro. Esse entendimento, inclusive, já está consolidado na Orientação Jurisprudencial n. 410 da SDI-1 do TST.

O artigo 386 da CLT prevê que, ao existir a necessidade de trabalhar aos domingos, também é necessário que haja uma escala de revezamento. Dessa forma, precisa ser possível o descanso no domingo pelo menos uma vez ao mês.