Pode ligar o Terra no DR?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

DR precisa de aterramento? A resposta é muito simples, o DR não precisa de aterramento para funcionar. Mas isso não quer dizer que o profissional do Mundo da Elétrica deva fazer uma instalação sem aterramento. Os dois continuam sendo obrigatórios segundo a norma NBR 5410 nas instalações elétricas.

Considerando que o motor está em perfeitas condições, e que nenhum dispositivo na bancada está gerando uma fuga a terra podemos concluir que o DR pode perfeitamente ser instalado em circuitos de comandos elétricos, porém alguns cuidados básicos precisam ser tomados, como por exemplo o uso do neutro antes do DR, que é ...

O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do ...

A corrente que circula pelo neutro não afeta o potencial da carcaça do equipamento. Uma vez feitas essas considerações, podemos concluir que a utilização do neutro como terra não é adequada, mesmo no caso previsto no item 6.4.6.2 – Condutor PEN da NBR 5410.

Aterrar ou ligar alguma parte de um sistema elétrico ou circuito para a terra garante segurança pessoal e, geralmente, melhora o funcionamento do circuito.

O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

Importante lembrar os condutores possuem cores e bitolas específicas de acordo com a NBR 5410. O condutor de aterramento deve ser da mesma seção do cabo fase, desde que seja até 16 mm².

A fuga pode acontecer por vários motivos. Os mais comuns são problemas de isolamento dos cabos elétricos ou problemas nas emendas, principalmente em instalações elétricas mais antigas. Então, partindo do princípio que tem uma fuga na instalação que tenha um DR geral, ele não vai parar armado.

De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos: Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.

A norma ABNT NBR 5410:2004 recomenda o uso do dispositivo DR em todos os circuitos, principalmente nas áreas frias e úmidas ou sujeitas à umidade, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e áreas externas (piscinas, jardins, quintais, etc.).

À necessidade de usar o dispositivo de proteção DR é ainda maior em ambientes que são considerados de maior risco, ou seja, onde os choques elétricos podem acontecer com maior intensidade devido às condições locais como por exemplo, onde tenha chuveiros elétricos, banheiras elétricas, outros aparelhos eletrônicos e a ...

O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão – ocorrências comuns na rede elétrica -, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.

É fato que os principais efeitos de um aparelho ou equipamento mal aterrado, é o choque elétrico ao seu usuário / operador, bem como, a resposta lenta ou ausente dos sistemas de proteção (fusíveis, disjuntores/reles, etc..). Entretanto, outros problemas operacionais também podem ter origem no aterramento deficiente.

Segundo a NBR-14136, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

A única função do terra é proteger as pessoas que utilizam os equipamentos elétricos. Sempre que ocorre uma falha ou defeito em um sistema elétrico com terra, as pessoas ficam extremamente mais protegidas de levar um choque, de eletrocussão e até de morte.

Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro. Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.

Para que haja um choque elétrico não basta apenas ter corrente elétrica no neutro, é necessário que o neutro também tenha uma diferença de potencial com relação ao terra, ou seja, é preciso existir tensão elétrica entre neutro e terra.