Pode ligar o Arduino em 12v?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Há três erros muito comuns quando o assunto é energizar o Arduino. O primeiro, é que muitos iniciantes não se atentam na capacidade de alimentação da placa. Se você for alimentar sua placa externamente, saiba que o Arduino suporta uma tensão de entrada na faixa de 6 a 12VDC (tensão contínua).

O Arduino inteiro fornece no máximo 200mA. Mas é possível controlar circuitos que consomem bem mais corrente, desde os sinais enviados e recebidos pelos pinos sejam intermediados por circuitos que reduzam as correntes e tensões a níveis suportados.

a resposta é sim.

Esta Fonte DC Chaveada 9V com plug P4 é ideal para alimentar as placas Arduino pois se encaixa perfeitamente e tem corrente de saída igual a 1A.

5V

O circuito interno da placa UNO deve ser alimentado com uma tensão contínua de 5V.

Como a placa funciona a 5V, isso quer dizer, que no máximo o consumo da placa Arduino é de 5W.

Pode deixar ele ligado até o fim dos tempos... se não houver nenhum curto, ou coisa parecida, ele vai durar até lá.

Para medir tensões DC com o Arduino, basta montar um circuito como o que ilustramos acima (com R2 e R2 selecionados de acordo com a tensão máxima que você pode medir), conectando Vout a uma porta analógica do seu Arduino e conectando o terra do circuito ao pino GND do Arduino.

Arduino Mega 2560
Versão maior da placa Arduino, com microcontrolador ATmega2560 e 54 portas digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, além de 15 portas analógicas.

O meio mais simples e prático para energizar a placa Arduino é através do cabo USB.

Alimentação. O Arduino UNO pode ser alimentado pela conexão USB ou por qualquer fonte de alimentação externa. Alimentação externa (não-USB) pode ser tanto de uma fonte ou de uma bateria. A fonte pode ser conectada com um plug no conector de alimentação.

Embora o Arduino Uno possua muitas funcionalidades, podemos destacar algumas desvantagens. Dessa maneira, ele não possui nenhuma comunicação WiFi, ou seja, é preciso adquirir outro tipo de placa para conseguir fazer essa conexão.

Para alimentar o Arduino com 4 pilhas comuns (4x1,5=6V), é bom colocar um diodo (1N4001 a 1N4007) em série, que deve reduzir a tensão para 5,3V. Para alimentar o Arduino com 4 pilhas recarregáveis (4x1,35V=5,4V), dá para ligar direto, ou ligar um diodo 1N5817, para reduzir para 5.1V.

Alimentação. O Arduino Nano pode ser alimentado por uma conexão mini-B USB, por uma fonte externa não regulada de 6 a 20 volts (pino 30), ou por uma fonte externa regulada de 5V (pino 27). A fonte de alimentação selecionada automaticamente é a de maior voltagem.

Nesse caso, o MCU é o Microcontrolador Atmega328p. Ele é o mesmo de um Arduino Uno, com a mesma quantidade e tipos de pinos. Esse MCU pode ser encontrado na versão PU ou na AU.