Pode ligar o ar condicionado no estabilizador?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

É possível ligar ar condicionado de 110 volts numa tomada normal através de um estabilizador. Se sim, o estabilizador de 300va mono é suficiente.

Ar-Condicionado tem Tomada Elétrica Exclusiva
O ideal é que tenha uma tomada exclusiva para o ar-condicionado próxima ao local de instalação do aparelho.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Como assim, Tecmundo? É simples, todos eles são construídos com um fusível de proteção, que é queimado em situações de tensão muito instável da rede elétrica. Quando isso acontece, o estabilizador deixa de funcionar e o fornecimento de energia é interrompido.

Para proteger um equipamento, o estabilizador queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão da rede, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcamcem o aparelho.

Não há restrição ou recomendação dos fabricantes sobre deixar o equipamento sempre ligado.

Na realidade não se deve utilizar estabilizador em nenhum eletrodoméstico que você tenha. Como o gilhotina disse compre um filtro de linha. Na sessão de energia você econtra mais tópicos sobre isso. Há opções no mercado nacional que protegem seus aparelhos por menos de 50R$.

Sendo um condutor de corrente elétrica para todos componentes que compõem o desktop, não surpreende tanto saber que o estabilizador de eletricidade exija, estimativamente, a partir de 350W.

É imprescindível usar disjuntor junto à instalação elétrica do ar condicionado porque o aparelho consome muita energia e pode sofrer danos facilmente. Por isso, o disjuntor é um dispositivo obrigatório para prolongar a vida útil do aparelho e garantir a segurança no ambiente durante o uso do ar condicionado.

De forma geral, um ar-condicionado de 9 mil BTUs precisará de disjuntores entre 10 a 15 A. Já um modelo mais robusto, de 18 mil BTUs, precisará de um disjuntor de 20 A.

Há também modelos de ar-condicionado no mercado que podem ser conectados a um tipo de kit adaptador Wi-Fi. Nesse caso, o adaptador precisa ser da mesma marca do aparelho, mas é um dispositivo extra destinado a apenas um aparelho por vez.

Todo ar-condicionado precisa ser ligado numa tomada, como qualquer outro eletrodoméstico.

O ar-condicionado consome bastante energia, o que exige um disjuntor exclusivo, assim como uma tomada exclusiva também. Jamais ligue mais de um aparelho, com o uso de benjamins, por exemplo, na mesma tomada em que o ar-condicionado está ligado.

Atenção com a instalação elétrica
Assim como qualquer aparelho, o ar-condicionado precisa ser conectado à rede de energia elétrica. E para que tenha estabilidade e trabalhe sem problemas, é indicado que o equipamento tenha um disjuntor e uma tomada próprios.

É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.

Na dúvida, não use, pois trata-se de um investimento desnecessário. Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais.

Os motivos para estalarem são os mais variados, entre eles defeitos no próprio aparelho e variações na rede elétrica, além da falta de um aterramento adequado e muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo. Com tudo isso exposto, não é recomendado o conserto ou qualquer outra medida corretiva no próprio estabilizador.